O pós-venda é uma das ações essenciais que devem conter na sua estratégia de fidelização de clientes. Afinal de contas, a relação com um cliente não termina quando a compra é realizada.
Se a sua loja de material de construção mantém um bom atendimento durante todo o processo de vendas, o cliente consegue perceber a seriedade da sua empresa e a importância que ela dá no atendimento, e a relação entre vocês tende a ficar cada vez mais sólida.
Não adianta realizar parcerias com os melhores fornecedores do mercado, ter uma excelente equipe de vendas, investir pesado em campanhas de marketing se ao visitar a sua loja o cliente não se sente ou não sai satisfeito de lá. A qualidade do atendimento é um dos passos fundamentais para fidelizar clientes e estreitar relacionamentos.
Trabalhar de forma correta e assertiva o pós-venda da sua loja de material de construção é uma das ações mais baratas se comparadas ao custo de aquisição de um novo cliente. Ao fidelizar clientes eles se tornam compradores recorrentes que lembrarão da sua empresa caso tenham uma necessidade de compra no futuro.
Investir em captação de clientes pode custar bem mais caro. Isso porque para aplicar estratégias de vendas e marketing é necessário investir tempo e dinheiro. E, para construir essa relação inicial é necessário trabalhar bem o público-alvo até que a sua loja de material de construção seja reconhecida e o cliente finalmente decida comprar.
Mas, se o cliente já te conhece, já compra seus produtos e já sabe o que você tem a oferecer, logo, fechar negócio com ele se torna muito mais fácil. Por esse motivo, fidelizar clientes ainda é a melhor estratégia. E, quanto mais fidelizado esse cliente for, mais rentável ele será para a sua loja de material de construção.
Veja algumas ações que podem ser realizadas para te ajudar a estreitar esse relacionamento e fazer com que o seu pós-venda seja um sucesso.
Mantenha uma rotina de acompanhamento, faça ligações ou envie um e-mail para saber se o seu cliente está precisando de algo, se ele está satisfeito com a compra realizada ou até mesmo agradeça por alguma compra que ele tenha feito.
Mas, não é só o cliente ativo que precisa de atenção. Você também deve entrar em contato com aqueles que estão inativos há algum tempo. Tente entender o que aconteceu e como é possível reverter essa situação. Lembre-se que nesse momento o foco é manter o relacionamento entre as parte e não realizar uma nova venda.
Não prometa o que você não pode cumprir, assim como você deve sempre cumprir o que prometeu. Cuidado com ações promocionais e divulgações, pois esse tipo de ação sempre gera uma expectativa que consequentemente deve ser cumprida. Foque em deixar o seu cliente satisfeito e feliz para que ele queira comprar novamente.
Nunca ignore uma crítica recebida, mesmo que você não concorde com ela. Se o cliente faz uma crítica ou uma reclamação é porque ele deseja contribuir com a melhoria do seu negócio. Qualquer opinião deve ser valorizada, e a sua loja de material de construção deve estar disposta a ouvir e solucionar o problema.
Caso o cliente tenha qualquer problema tente solucionar o mais rápido possível, e nunca deixe que ele fique sem resposta. Dessa forma é possível demonstrar que a sua empresa está comprometida com a satisfação e boa experiência de compra daquela pessoa.
Toda e qualquer estratégia que melhora o atendimento ao cliente e gera satisfação consegue contribuir positivamente com a rentabilidade de um negócio. O pós-venda é uma das ações que podem trazer inúmeras vantagens como:
Agora que você conseguiu perceber a importância do pós-venda para sua loja de material de construção, é hora de montar uma excelente equipe de vendas para manter essa relação de confiança. Confira no próximo artigo como contratar bons vendedores para sua loja de materiais de construção.
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