A sua loja de materiais de construção está crescendo, e você precisa aumentar a equipe. Nesse processo de contratação, acabam surgindo muitas dúvidas, principalmente quando é necessário aumentar a equipe de vendas. Mas, se você quer saber como contratar bons vendedores, acompanhe algumas dicas que seguem abaixo.

Identifique o perfil do vendedor

Identifique o perfil ideal de vendedor para a sua loja de materiais de construção. Muito provavelmente você já tem em sua equipe uma pessoa que desenvolve um excelente trabalho na área de vendas.

Baixe nosso catálogo gratuitamente e conheça toda linha de produtos Lorenzetti | Baixar Catálogo

Analise essa pessoa e identifique quais são as características que ela possui e que fazem ela ser destaque.

Analise também o seu pior vendedor, dessa forma você consegue mapear quais são as características dos seus colaboradores, e saberá como contratar bons vendedores.

Você também pode analisar o processo de vendas e listar todas as tarefas que o vendedor contratado irá desempenhar.

Com a lista de tarefas em mãos, relacione cada uma com a habilidade necessária para desenvolvê-la. Ao terminar, você terá uma lista de características que te ajudarão, de forma assertiva, na contratação de um bom profissional.

Reforçamos que não existe um perfil ideal para contratação, afinal de contas contratar bons vendedores é uma tarefa difícil, mas não impossível.

Elimine os preconceitos

É importante deixar de lado todo e qualquer preconceito quanto a raça, cor, religião e principalmente idade.

Muitas pessoas são excelentes vendedores e conseguem dar um show de vendas e entusiasmo, e os fatores listados acima não podem ser impeditivos para que esse talento seja destaque na sua loja de materiais de construção.

Se você não sabe como contratar bons vendedores, analise se a pessoa possui carisma, se ela sabe negociar, se ela tem pro atividade e principalmente, se ela é educada com os clientes.

Um bom vendedor também sabe lidar com seus colegas de trabalho, fornecedores e clientes. Além de ter inteligência emocional para lidar com os mais variados conflitos que podem surgir no dia a dia.

Divulgue a vaga

Se você tiver um departamento específico de recrutamento e seleção, certamente eles saberão como conduzir da melhor forma esse processo.

Mas, é importante destacar que o anúncio é o principal canal para que sua loja de materiais de construção chame a atenção do vendedor que deseja ocupar aquela vaga.

Vale destacar também que os melhores profissionais são bem disputados pelas empresas, por isso, a vaga tem que estar atrativa para o candidato.

Não sabe como contratar bons vendedores através da internet? Atualmente existem uma diversidade de portais que possibilitam que o recrutamento e a seleção sejam realizados de forma rápida e assertiva.

As redes sociais como Facebook, Instagram e LinkedIn também são excelentes canais para divulgação de vagas de emprego. Se utilizadas da forma correta, elas podem ser ótimas aliadas para encontrar o vendedor que a sua loja de materiais de construção necessita.

Selecione os currículos

Após a realização da divulgação você terá muitos currículos para avaliar. E, é comum ficar um pouco perdido com tanta informação em mãos.

Lembre-se que o papel do currículo é auxiliar o recrutador, e que ele não é o único instrumento para contratação.

Como você já tem o perfil definido, verifique quais são as características mais importantes e analise com calma um por um.

Descarte aqueles que não atendem à demanda da sua loja de materiais de construção, e em seguida, escolha quais serão os entrevistados.

Se você quer aprender como contratar bons vendedores, em resumo você deve:

  • Fazer uma leitura detalhada de cada currículo recebido;
  • Observar se o perfil do candidato se encaixa no perfil da vaga;
  • Separar todos os candidatos que estão dentro do perfil desejado;
  • Entrar em contato via telefone para um rápido bate-papo sobre as experiências do candidato;
  • Agendar uma entrevista presencial;
  • Fazer uma entrevista detalhada e anotar os pontos importantes;
  • E, caso necessário, aplicar testes que te ajudem a avaliar a personalidade do candidato.

Nessa etapa, é possível optar por realizar tanto entrevistas coletivas quanto individuais. Caso a vaga exija urgência na contratação, o ideal é que a empresa realize entrevistas coletivas para ganhar tempo. Mas, ambos são efetivos.

Verifique as referências

Como contratar bons vendedores se eu gostei de alguns perfis, mas ainda estou na dúvida? Verifique as referências dos empregos anteriores.

Essa é uma avaliação que permite certificar se o candidato é realmente quem ele diz ser.

Ao verificar as referências profissionais a empresa consegue avaliar as atividades desenvolvidas, o relacionamento interpessoal, o desenvolvimento do profissional em relação ao trabalho em equipe, seu comprometimento e também confirmar os motivos de desligamento.

Agora que você já sabe como contratar bons vendedores para sua loja de materiais de construção não esqueça de investir na retenção dos seus colaboradores.

A valorização do funcionário é extremamente importante e evita a alta rotatividade.

Se você gostou dessas dicas, e quer saber como melhorar a sua comunicação com o cliente. Acesse o próximo artigo.

[Infográfico] 10 razões para escolher o Tijolo Cerâmico | Baixe Gratuitamente | Cerâmica Lorenzetti