O tijolo cerâmico é um material extremamente importante para a segurança e durabilidade de uma edificação.
Tanto na alvenaria estrutural, quanto na de vedação, as construções utilizam uma quantidade significativa desse tipo de material.
Os tijolos cerâmicos podem parecer todos iguais, diferindo apenas em suas dimensões, no entanto, cada produto tem um processo produtivo, com respectivo controle de produção e certificações, ou não, o que reflete diretamente na sua qualidade.
Algumas características físicas, como o aspecto do tijolo cerâmico, podem indicar produtos de má qualidade. Neste post, nós vamos listar para você os principais pontos a observar para identificar um tijolo de qualidade.
O tijolo cerâmico é produzido a partir da mistura de dois ou mais tipos de argila, aditivos e água.
Essa “massa” passa por um processo de secagem de forma lenta e gradual, em secadores, a temperaturas que variam entre 50 º e 150 ºC. Depois disso, as peças recebem tratamento térmico a partir de um tipo de “cozimento” em fornos de alta temperatura, entre 800 º e 1700ºC. Só depois do resfriamento é que a peça está ponta.
Um dos indicativos de que todo esse processo foi feito da forma adequada, é a cor do tijolo. Tijolos cerâmicos de qualidade apresentam uma cor viva, laranja forte. Peças mais claras ou pálidas indicam produtos de baixa qualidade.
Um tijolo cerâmico que foi produzido com as técnicas corretas apresenta cor uniforme em todas as suas faces, nas suas áreas internas e externas. Variação na cor pode indicar defeito ou fragilidade maior da peça em determinado ponto.
Um processo produtivo eficiente e um rígido controle de qualidade garantem a oferta de peças com dimensões adequadas aos padrões estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), de acordo com a NBR 15.270.
Peças do mesmo tipo de tijolo que apresentem variação de tamanho entre si, diferença a espessura ou irregularidade no formato indicam produtos de baixa qualidade.
Tijolos cerâmicos que não passaram corretamente pelo processo de “queima” são menos resistentes. É possível notar essa fragilidade ao bater uma peça na outra. Peças de má qualidade trincam ou esfarelam facilmente, apresentando um “som” oco.
Produtos certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e também pelo Programa Setorial da Qualidade dos Blocos Cerâmicos (PSQ) /Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade no Habitat (PBQP-H), são confiáveis e atendem às normas de segurança da ABNT. Procure por estes Selos de Qualidade.
A aparência da peça, geralmente, será um pequeno reflexo de toda a operação, desde a extração até a entrega do tijolo cerâmico.
Buscar informações sobre o fabricante do tijolo, sobre seu processo de produção e controle de qualidade, incluindo suas práticas para extração de matérias-primas e políticas de gestão e gerenciamento de resíduos, assim como outros aspectos de sustentabilidade e cuidados ambientais, é uma boa maneira de perceber a qualidade do produto.
Fabricantes confiáveis, com tradição de mercado, não terão problema em expor publicamente seus certificados, nem serão resistentes em oferecer informações sobre o seu processo de fabricação. Informe-se.
Invista um poco de tempo e consulte o histórico da empresa nos órgãos de defesa e proteção ao consumidor, como PROCON e IDEC.
Também pesquise sobre a opinião de outros consumidores sobre a reputação do fornecedor nas redes sociais e em sites como o Reclame Aqui, que agrupa reclamações de clientes de diversos segmentos.
Identificar se o tijolo cerâmico é um material de qualidade é uma questão de segurança, que pode evitar desabamento, rachaduras, empenamento, infiltrações e muito prejuízo.
Um bom tijolo cerâmico é essencial para um acabamento de primeira, com visual bonito. Além disso, peças de qualidade garantem melhor isolamento acústico na edificação e proporcionam economia no orçamento final da obra.
Agora que você já sabe como identificar um tijolo cerâmico de qualidade, conheça as informações técnicas e certificações que garantem os tijolos cerâmicos da Lorenzetti.
Em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas precisam estar em constante desenvolvimento para…
Antes de iniciar qualquer obra é fundamental pensar nas fases básicas e se organizar para comprar…
A gestão da qualidade na construção civil tem se tornando cada vez mais essencial para as…
A organização dentro do canteiro de obras é fundamental para que não haja desperdícios de…
A construção civil sempre foi um dos grandes motores de qualquer economia, tanto nos países…
Responsável por materializar o projeto de uma obra e os sonhos de muitas pessoas, é…