O bloco estrutural cerâmico começou a ganhar destaque na arquitetura e decoração de interiores fortemente e vem se destacando cada vez mais. Com o desenvolvimento de novos materiais e técnicas de construção, começaram a perder espaço para os revestimentos cada vez mais sofisticados, mas nunca perderam o seu lugar na decoração.

Item multifuncional, por solucionar a questão da estrutura e ao mesmo tempo resolver o quesito visual da obra, o bloco estrutural cerâmico se adapta a, praticamente, todos os estilos de decoração.

Separamos algumas sugestões para você caprichar na decoração do seu ambiente com bloco cerâmico, inovando na decoração da sua casa.

Vantagens da decoração com bloco estrutural cerâmico

Dupla função

Construir ou reformar é um processo complexo, que envolve questões técnicas, muitas vezes, limitadoras da realização dos desejos estéticos do projeto.

Neste sentido, o bloco estrutural cerâmico é vantajoso, pois possibilita que a alvenaria seja criada já contemplando as necessidades de cabeamento e encanamento, por exemplo. Ainda assim, o bloco de cerâmica permite que as paredes sejam construídas com um bom acabamento e, se desejado, com visual de tijolinhos à vista.

A dupla função do bloco estrutural  pode reduzir o custo, a sujeira e o tempo de obra, já que dispensa quebra-quebra para finalização da parte elétrica e hidráulica do projeto.

Versatilidade

Os blocos estruturais cerâmicos são indicados para uso em ambientes internos e externos. Paredes, muros, jardineiras e beirais são algumas das utilizações possíveis deste material.

Em ambientes internos, os blocos cerâmicos podem ser utilizados na decoração de quartos, salas e até cozinhas.

O uso do bloco cerâmico na decoração de ambientes molhados, como é o caso do banheiro e da área de serviço, requer uma manutenção mais frequente e alguns cuidados para evitar a formação de limo e garantir que a parede permaneça bonita.

As possibilidades de utilizar o bloco estrutural são várias, neste caso oferece um efeito de tijolinho à vista,  usado em variados lugares: lofts inteiros, corredores ou escritórios com estilo de galpão industrial, entre outros espaços.

Economia

Na decoração com bloco estrutural, principalmente em áreas externas, é recomendável impermeabilizar as peças para retardar o seu desgaste e conservar a sua aparência. Esta impermeabilização pode ser feita com aplicação de verniz acrílico, resinas acrílicas à base de solvente ou silicone líquido.

Embora as paredes decoradas com bloco estrutural cerâmico, necessitem de alguns cuidados especiais, esta escolha decorativa é mais econômica do que outras opções de acabamento.

Além disso, os blocos cerâmicos são resistentes e duráveis, o que significa uma boa vantagem econômica para o projeto.

Estilo

A decoração com bloco estrutural  é curinga, combina com diversos estilos do home décor. Podem ser usados in natura ou com acabamento, conforme o projeto de interiores.

A configuração do estilo de decoração do ambiente vai depender da combinação da parede com os outros elementos do decor: mobiliário, cortinas, tapetes, objetos decorativos e tipo de iluminação, entre outros.

O efeito visual do bloco cerâmico em relação a materiais como laca, metal, madeira, alumínio, linho, neon etc. muda muito. Por isso, os ambientes decorados com blocos aparentes podem ser clássicos, rústicos, românticos, modernos ou descolados, dependendo da personalidade do projeto.

Visual da decoração com bloco estrutural cerâmico

A aparência final da parede com bloco estrutural vai depender de alguns fatores:

  • Cor dos blocos;
  • Acabamento.

Cor

Os blocos cerâmicos mais comuns variam entre tonalidades de vermelho e laranja, no entanto, já existem outras opções de cores no mercado, como café, tabaco e preto.

Acabamento

Embora seja possível inovar no acabamento das paredes de blocos, os tipos de acabamentos mais comuns são:

  • Natural: bloco in natura impermeabilizado;
  • Demolição: efeito de parede descascada;
  • Pintado: cobertura uniforme de tinta;
  • Caiado: aparência de pátina.

O bloco estrutural confere personalidade a qualquer projeto de interiores, tornando o ambiente original e com visual único.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre como caprichar na decoração do seu ambiente com bloco estrutural cerâmico, entenda um pouco mais sobre as vantagens deste material para sua obra.

bloco estrutural