Os tijolos de cerâmica são considerados materiais de construção multifuncionais, pois atendem às necessidades de estrutura da edificação, com durabilidade, e resolvem também a questão visual do projeto de interiores, com melhor acabamento e possibilidade até de inclusão na decoração, eles são importantes elementos para o conforto térmico adequado da obra.

O isolamento térmico é fator crucial para o conforto no interior de qualquer edificação. Ele também é um aspecto importante de economia na obra, considerando que as propriedades térmicas de alguns materiais podem reduzir bastante a necessidade e o consumo de energia artificial para ventilação, aquecimento e refrigeração.

Entenda como os tijolo de cerâmica podem oferecer o melhor isolamento térmico para o seu projeto e faça a escolha certa de materiais.

Características dos tijolos de cerâmica que oferecem isolamento térmico

Os tijolos de cerâmica são mais resistentes ao fogo do que os de cimento e, em média, os modelos cerâmicos são 40% mais leves do que os outros. Além desta diferença no volume de massa, a cerâmica apresenta características estruturais que a tornam especialmente indicada na Construção Civil para regular naturalmente a umidade e a temperatura dos ambientes, climatizando o interior das edificações.

A cerâmica vermelha, que é obtida a partir da queima da argila em temperaturas, geralmente, acima de 500 °C é um material de baixa condutibilidade elétrica e térmica, ou seja, evita a propagação térmica, diminuindo as variações de temperatura dentro dos ambientes.

Os tijolos cerâmicos ou blocos cerâmicos,  limitam a passagem de calor através da parede, oferecendo uma sensação térmica mais agradável no interior da edificação, de casa mais “fresquinha”.

Lorenzetti-Dezembro-semana

Como há diversos tipos e modelos de tijolos de cerâmica no mercado, é importante você saber que quanto mais espesso for o tijolo e quanto maior for a sua furação, que é a quantidade de furos no material, maior isolamento térmico ele oferecerá.

Assentamento de tijolos de cerâmica para melhor isolamento térmico

Para um isolamento térmico eficiente na alvenaria, não basta apenas escolher o melhor material, como é o caso da cerâmica. O tipo de assentamento, assim como o revestimento utilizado, pode aumentar a eficácia do material.

Há várias opções de materiais para revestimentos internos da parede, mas os mais comuns são o Gesso e a Argamassa, sendo que o Gesso em Placa é o mais eficiente deles. Assim, para construir uma parede com menos trocas de calor entre suas superfícies, o bloco cerâmico é o material mais indicado, em conjunto com placas de gesso.

Materiais como fibras ou flocos de Celulose e Vermiculite, assim como as espumas à base de Poliuretano e Poliscianurato, e a mistura de celulose ou lãs minerais com cola e água, também reforçam o arsenal de opções contra a umidade, o frio e o calor do lado de dentro da parede.

Também é possível cuidar do isolamento térmico da edificação pelo lado externo, neste caso, o recurso mais comum é a inclusão de placas de EPS – Poliestireno Expandido na parede, com espessuras variadas.

O tijolo cerâmico é um item essencial na especificação de materiais de um projeto inteligente, pois além de colaborar para o conforto térmico dentro da edificação, ele diminui o prejuízo com desperdício de material no canteiro de obras, já que é um material bem resistente, e ainda colabora para o resultado final do projeto de interiores, com aparência de acabamento de primeira.

Agora que você já entendeu como os tijolos cerâmicos podem oferecer o melhor isolamento térmico para o seu projeto, veja em nosso blog outras dicas para escolher adequadamente os materiais para a sua obra.