Categorias: DicasInformativo

Impermeabilização de paredes : conheça mais dessa técnica

Precisamos deixar algo bem claro logo no início do artigo: ter um trabalho de alvenaria de qualidade requer um passo final que não está relacionado com os próprios tijolos cerâmicos. Estamos falando, é claro, da impermeabilização das paredes.

Muito além de só erguer paredes, é necessário todo um trabalho na estrutura para garantir que ela não deixará a água se infiltrar pela alvenaria e pelo concreto. Assim, você garante uma casa livre de mofo e infiltrações, que são as maiores inimigas do seu dia a dia na residência.

Neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre a impermeabilização das paredes. Trazemos seus fundamentos, melhores práticas de aplicação e suas vantagens. Vamos começar?

Pra que serve a impermeabilização de paredes?

Entender a impermeabilização de paredes não é nada muito complicado. Na verdade, qualquer pessoa sabe o básico: não necessariamente como ela funciona, mas o que ela pretende realizar.

Conceituando, a impermeabilização de paredes está relacionada com a proteção das estruturas em face de intempéries climáticas e a lenta ação da água sobre elas. Isso quer dizer que não importa a quantidade de água que uma parede em específico receba, se ela estiver impermeabilizada o seu interior está completamente protegido.

A impermeabilização de paredes é muito importante para assegurar que a água não cause danos no que há além do acabamento. A ação da água sobre a tinta é desgastante, mas esse processo é facilmente remediado com uma lixagem e nova aplicação. Quando o líquido entra na parede, porém, a situação se torna bem mais complicada.

A ação da água em uma parede que não passou por impermeabilização vai causar infiltrações, mofo e até mesmo o apodrecimento dos seus componentes. Isso traz um grande transtorno, já que para mitigar o dano é necessário, em muitos casos, derrubar a parede inteira.

Aumentando a vida útil da casa

Os tijolos cerâmicos são resistentes, e quando inseridos em uma parede, ela dura décadas e décadas. Mas ainda assim eles são materiais que vão perdendo sua resistência até eventualmente se quebrar. É nisso que está fundamentada a vida útil da casa.

Quando você não realiza a impermeabilização de paredes você está invariavelmente reduzindo essa vida útil. A água em contato com o concreto tem efeitos devastadores a longo prazo, já que esse material a absorve com facilidade.

A impermeabilização de paredes, então, atua nesse sentido: a prevenção de danos e o aumento da vida útil. Mas como exatamente ele é feito?

Como é feita a impermeabilização de paredes?

Não é complicado entender como a impermeabilização de paredes é realizada. Tudo está relacionado à compra de um produto específico e à sua aplicação na estrutura por um profissional habilitado.

Para as paredes, normalmente utiliza-se a impermeabilização flexível, que se caracteriza pelo impermeabilizante líquido sendo aplicado diretamente sobre as partes mais profundas da parede ou até mesmo na hora do acabamento.

Tudo vai depender das suas necessidades e da própria estrutura. Lajes, por exemplo, costumam ter camadas de impermeabilizante diretamente sobre o concreto, que em muitos casos não possui acabamento com reboco.

Nos interiores, a impermeabilização de paredes costuma ser feita também na fase de acabamento, onde se usam tintas especiais ou produtos também líquidos para impedir que a ação da umidade descasque a pintura e faça o mofo aparecer.

O impermeabilizante certo

Não adianta nada você aplicar o impermeabilizante se ele não for o mais indicado para a sua parede.

Impermeabilizantes para o concreto cru de lajes, sem acabamento, são mais grossos e possuem um apelo estético quase nulo: eles costumam ser completamente negros. Com isso, aplicar a tinta por cima pode ser complicado.

Ao mesmo tempo, os impermeabilizantes para o acabamento podem não satisfazer situações onde a parede, o piso ou a laje estão em contato direto com a água. Tudo vai depender do seu uso e de quanta água a parede recebe.

A impermeabilização de paredes é um investimento, e sendo assim, é preciso direcioná-lo bem para ter um bom retorno. Com essas dicas você já tem uma boa base para comprar o impermeabilizante certo e contratar um profissional para aplicá-lo.

Vamos continuar essa conversa sobre construção? O próximo artigo é sobre a alvenaria estrutural com tijolos cerâmicos. Vamos lá?

Compartilhar

Postagens recentes

Entenda qual é a importância em qualificar a equipe de vendas da sua loja de materiais de construção

Em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas precisam estar em constante desenvolvimento para…

4 anos atrás

Entenda quais são os materiais de construção básicos de uma casa

Antes de iniciar qualquer obra é fundamental pensar nas fases básicas e se organizar para comprar…

5 anos atrás

Qualidade na construção civil: Entenda como fazer uma boa gestão

A gestão da qualidade na construção civil tem se tornando cada vez mais essencial para as…

5 anos atrás

Saiba como melhorar o dia a dia no canteiro de obras

A organização dentro do canteiro de obras é fundamental para que não haja desperdícios de…

5 anos atrás

Entenda a implementação do ISO 9001 na construção civil

A construção civil sempre foi um dos grandes motores de qualquer economia, tanto nos países…

5 anos atrás

Dicas para pedreiros: ideias inteligentes para inovar nas obras

Responsável por materializar o projeto de uma obra e os sonhos de muitas pessoas, é…

5 anos atrás