Precisamos deixar algo bem claro logo no início do artigo: ter um trabalho de alvenaria de qualidade requer um passo final que não está relacionado com os próprios tijolos cerâmicos. Estamos falando, é claro, da impermeabilização das paredes.

Muito além de só erguer paredes, é necessário todo um trabalho na estrutura para garantir que ela não deixará a água se infiltrar pela alvenaria e pelo concreto. Assim, você garante uma casa livre de mofo e infiltrações, que são as maiores inimigas do seu dia a dia na residência.

Neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre a impermeabilização das paredes. Trazemos seus fundamentos, melhores práticas de aplicação e suas vantagens. Vamos começar?

infográfico 1024x219 - Impermeabilização de paredes : conheça mais dessa técnica

Pra que serve a impermeabilização de paredes?

Entender a impermeabilização de paredes não é nada muito complicado. Na verdade, qualquer pessoa sabe o básico: não necessariamente como ela funciona, mas o que ela pretende realizar.

Conceituando, a impermeabilização de paredes está relacionada com a proteção das estruturas em face de intempéries climáticas e a lenta ação da água sobre elas. Isso quer dizer que não importa a quantidade de água que uma parede em específico receba, se ela estiver impermeabilizada o seu interior está completamente protegido.

A impermeabilização de paredes é muito importante para assegurar que a água não cause danos no que há além do acabamento. A ação da água sobre a tinta é desgastante, mas esse processo é facilmente remediado com uma lixagem e nova aplicação. Quando o líquido entra na parede, porém, a situação se torna bem mais complicada.

A ação da água em uma parede que não passou por impermeabilização vai causar infiltrações, mofo e até mesmo o apodrecimento dos seus componentes. Isso traz um grande transtorno, já que para mitigar o dano é necessário, em muitos casos, derrubar a parede inteira.

Aumentando a vida útil da casa

Os tijolos cerâmicos são resistentes, e quando inseridos em uma parede, ela dura décadas e décadas. Mas ainda assim eles são materiais que vão perdendo sua resistência até eventualmente se quebrar. É nisso que está fundamentada a vida útil da casa.

Quando você não realiza a impermeabilização de paredes você está invariavelmente reduzindo essa vida útil. A água em contato com o concreto tem efeitos devastadores a longo prazo, já que esse material a absorve com facilidade.

A impermeabilização de paredes, então, atua nesse sentido: a prevenção de danos e o aumento da vida útil. Mas como exatamente ele é feito?

Como é feita a impermeabilização de paredes?

Não é complicado entender como a impermeabilização de paredes é realizada. Tudo está relacionado à compra de um produto específico e à sua aplicação na estrutura por um profissional habilitado.

Para as paredes, normalmente utiliza-se a impermeabilização flexível, que se caracteriza pelo impermeabilizante líquido sendo aplicado diretamente sobre as partes mais profundas da parede ou até mesmo na hora do acabamento.

impermeabilização de paredes 1024x256 - Impermeabilização de paredes : conheça mais dessa técnica

Tudo vai depender das suas necessidades e da própria estrutura. Lajes, por exemplo, costumam ter camadas de impermeabilizante diretamente sobre o concreto, que em muitos casos não possui acabamento com reboco.

Nos interiores, a impermeabilização de paredes costuma ser feita também na fase de acabamento, onde se usam tintas especiais ou produtos também líquidos para impedir que a ação da umidade descasque a pintura e faça o mofo aparecer.

O impermeabilizante certo

Não adianta nada você aplicar o impermeabilizante se ele não for o mais indicado para a sua parede.

Impermeabilizantes para o concreto cru de lajes, sem acabamento, são mais grossos e possuem um apelo estético quase nulo: eles costumam ser completamente negros. Com isso, aplicar a tinta por cima pode ser complicado.

Ao mesmo tempo, os impermeabilizantes para o acabamento podem não satisfazer situações onde a parede, o piso ou a laje estão em contato direto com a água. Tudo vai depender do seu uso e de quanta água a parede recebe.

A impermeabilização de paredes é um investimento, e sendo assim, é preciso direcioná-lo bem para ter um bom retorno. Com essas dicas você já tem uma boa base para comprar o impermeabilizante certo e contratar um profissional para aplicá-lo.

Vamos continuar essa conversa sobre construção? O próximo artigo é sobre a alvenaria estrutural com tijolos cerâmicos. Vamos lá?