Toda loja de material de construção pode se beneficiar de estratégias de marketing para vender mais e melhor. Entre as ferramentas de marketing disponíveis para o varejo, incluindo as lojas fornecedoras do mercado de Construção Civil, estão as técnicas de Merchandising.
Diante do novo comportamento do consumidor de materiais de construção, é fundamental buscar alternativas de diferenciação do negócio, para chamar a atenção das pessoas, aumentar o tráfego de clientes na loja e, consequentemente, incrementar o volume de vendas.
Como deixar as lojas de material de construção mais atrativas, tornando os produtos mais acessíveis, interligados e sedutores para melhor experiência de compra dos consumidores?
Essa é a resposta que o merchandising traz para os lojistas e, neste post, nós vamos te explicar como isso acontece. Continue lendo.
Visual Merchandising é um recurso de Promoção de Vendas, uma área do marketing que reúne técnicas de planejamento e exposição de mercadorias no ponto de venda, a fim de divulgar os produtos.
Para entender como explorar essa ferramenta nas lojas de materiais de construção, é importante entender quais são as suas aplicações no varejo.
O Merchandising cuida de todos os aspectos visuais da loja:
A localização e metragem dos balcões de atendimento, assim como os check-outs, corredores de produtos, bancas e prateleiras devem ser planejados considerando o fluxo de pessoas e a fluidez do processo de compra.
A aparência da fachada, incluindo calçada, muro, jardim, letreiro, vitrine, portas e janelas deve estar alinhada à identidade visual da loja, sempre aparentando organização e boa conservação.
A estética da vitrine é uma das atribuições do visual merchandising. Além da exibição do s produtos, a vitrine deve conter elementos decorativos e itens que façam alusão à identidade visual da loja.
A iluminação da loja pode influenciar o comportamento de compra do consumidor, por isso, é importante usar as luzes de forma a criar um ambiente agradável. Além isso, a iluminação tem o poder de direcionar o olhar do consumidor e pode ser utilizada para dar destaque aos produtos de interesse do lojista.
A “atmosfera” do ambiente é criada pela iluminação e também com apoio de outros recursos, como uso de aromas, som e elementos interativos. A ambientação visa influenciar a decisão de compra do consumidor, reproduzindo cenários do cotidiano, como os cômodos da casa ou o ambiente do escritório.
A disposição dos produtos nas gôndolas e ilhas promocionais, bem como a identificação de categorias e preços de produtos são algumas das responsabilidades do merchandising na loja de material de construção.
Para auxiliar na localização dos produtos e dar destaque aos itens promocionais ou que necessitem de um maior giro de estoque, a loja pode utilizar materiais de visual merchandising, como Wobbler, Stopper, faixas de gôndola, móbiles, adesivos de chão e outros elementos.
Para aproveitar as técnicas do visual merchandising na loja de material de construção é importante fazer um estudo dos objetivos do negócio, da situação do estoque e plano de vendas, da planta do local e do público-alvo, entre outros fatores.
Existem profissionais especializados nessa atividade e com ajuda deles fica mais fácil criar um layout que faça sentido, de acordo com a identidade visual da loja, sem causar poluição visual.
De forma geral, os primeiros passos do Visual Merchandising na loja de construção devem ser:
Em um contexto no qual o autosserviço é uma tendência na loja de material de construção, o visual merchandising está se tornando cada vez mais um diferencial competitivo.
Gostou desse artigo sobre a importância do merchandising para lojas de material de construção?
Para saber mais sobre os fatores que influenciam o processo de vendas e impactam no faturamento do mercado da Construção Civil, leia outros artigos em nosso blog.
Em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas precisam estar em constante desenvolvimento para…
Antes de iniciar qualquer obra é fundamental pensar nas fases básicas e se organizar para comprar…
A gestão da qualidade na construção civil tem se tornando cada vez mais essencial para as…
A organização dentro do canteiro de obras é fundamental para que não haja desperdícios de…
A construção civil sempre foi um dos grandes motores de qualquer economia, tanto nos países…
Responsável por materializar o projeto de uma obra e os sonhos de muitas pessoas, é…