A argamassa polimérica surgiu nos Estados Unidos na década de 80 e chegou no Brasil em meados de 2011. Mas, se popularizou apenas em 2017 com a publicação da NBR 16590 pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que normatizou o uso de compostos poliméricos nas obras. Com a normatização as empresas fabricantes começaram a seguir um série de critérios e requisitos, garantido aos profissionais da construção civil maior segurança ao obter e aplicar esse tipo de produto.

O segmento da construção civil está sempre investindo em novas tecnologias e no desenvolvimento de materiais que garantam mais qualidade e maior durabilidade nas obras, principalmente aqueles que oferecem soluções mais viáveis e que possuem como foco a sustentabilidade.

Alguns produtos como a argamassa polimérica, por exemplo, atendem esses requisitos e acabam otimizando as tarefas dentro do canteiro de obras. Como consequência diminuem o desperdício, reduzem a necessidade de contratação de mão de obra e aumentam a produtividade se comparada com a utilização da argamassa convencional.

Argamassa polimérica, o que é?

Essa nova solução construtiva consistente em um produto tecnologicamente inovador que foi desenvolvido para substituir a argamassa convencional tanto no assentamento de tijolos como no assentamento de blocos. É utilizada principalmente na alvenaria de vedação, mas também é utilizada em revestimentos e pisos.

argamassa polimérica 4 1 1024x213 - Vantagens de utilizar a argamassa polimérica na construção civil

Na sua composição são utilizadas resinas sintéticas, minerais e aditivos espessantes e estabilizantes. Todos esses componentes juntos formam um revestimento durável, impermeabilizante e de grande resistência. É um produto comercializado em estado pastoso e que já vem pronto para o uso.

Como ela funciona e onde pode ser aplicada?

A argamassa polimérica é ideal para assentamento de tijolos cerâmicos, blocos cerâmicos, blocos de concretos e outros tipos de tijolos e blocos. Mas, também é bastante utilizada para alvenarias de vedação vertical tanto de áreas internas quanto externas.

Diferentemente das argamassas convencionais, a argamassa polimérica já vem pronta para o uso o que acaba influenciando diretamente nos custos da obra, pois gera maior economia com mão de obra visto que os profissionais não precisarão preparar o produto com água e areia para utilização.

A aplicação do produto dependerá bastante do tipo de bloco ou tijolo que será utilizado, mas pode ser feita diretamente da embalagem com a utilização de uma pistola específica ou por meio de um equipamento pneumático que garante mais agilidade e praticidade na aplicação.

Quais são as vantagens de utilizá-la?

Considerando praticidade e economia, a argamassa polimérica traz uma série de benefícios para a obra. Como é um produto que já vem pronto para o uso não é necessário perder tempo com a preparação, isso gera uma economia direta nos gastos com mão de obra e acaba proporcionando um aumento de produtividade em pelo menos 50%.

argamassa polimérica 3 1 1024x213 - Vantagens de utilizar a argamassa polimérica na construção civil

Além da praticidade e agilidade na aplicação, o material vem ganhando popularidade no mercado devido ao seu rendimento.

Essa é uma economia que reflete tanto na redução de desperdícios, quanto na logística do material visto que não será necessário espaço para armazenamento e utilização de itens como carrinho de mão, betoneira, energia elétrica e água que antes eram necessários para o preparo. A utilização da argamassa polimérica também proporciona uma obra mais organizada e limpa otimizando assim o tempo de construção.

É realmente um material sustentável?

Avaliando todas as vantagens que já citamos acima, fica claro os motivos pela qual a argamassa polimérica vem se tornando popular e ganhando espaço no mercado. Mas, há outro fator importantíssimo e que deve ser levado em consideração, é a questão da sustentabilidade.

A argamassa convencional tem como componentes principais cimento e areia. Seu processo produtivo gera uma considerável emissão de dióxido de carbono na atmosfera, além de causar grande impacto ambiental na região de extração da areia. Esse é um dos motivos pela qual a argamassa polimérica vem sendo cada vez mais reconhecida como uma opção sustentável.

infográfico 1024x219 - Vantagens de utilizar a argamassa polimérica na construção civil

Existem diversos tipos de argamassas poliméricas no mercado da construção civil, e elas podem ser encontradas com outros nomes e funções mais específicas como cimentos poliméricos, cristalizantes, bloqueadores hidráulicos e argamassas de secagem rápida com aditivos especiais.

Para aplicação do produto é imprescindível a contratação de profissionais especializados na execução desse tipo de serviço. Mas, o processo de compra e a gestão dos materiais que serão utilizados também são de extrema importância, pois são eles que garantirão a execução do projeto de forma tranquila e com resultado satisfatório.

Para não errar na hora de construir ou reformar, confira as dicas para escolher os melhores materiais para a sua construção. Clique aqui!