O tijolo cerâmico é material base de qualquer construção de alvenaria, seja de vedação ou estrutural. Segundo a Associação Nacional da Indústria Cerâmica (Anicer), a cerâmica vermelha está presente em 90% das alvenarias construídas no Brasil.

Por isso, na hora de construir ou reformar, é muito importante escolher produtos confiáveis, certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e também pelo Programa Setorial da Qualidade dos Blocos Cerâmicos (PSQ) /Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade no Habitat (PBQP-H), para não correr riscos, nem sofrer prejuízo.

Infográfico 10 beneficios 1024x256 - A importância de utilizar tijolo cerâmico certificado em sua obra

Entenda um pouco mais sobre as normas de certificação de tijolos e descubra como escolher o melhor material para ter tranquilidade durante o andamento da obra e ficar satisfeito com o resultado final do projeto.

Absorção de água do tijolo cerâmico

Um dos critérios de avaliação de um tijolo cerâmico, no padrão de qualidade mínimo exigido para certificação do Inmetro, é a sua capacidade de absorção de água.

Este critério indica se a parede construída com os tijolos analisados pode sofrer aumento de carga quando exposta à chuva, devido à quantidade de água que o tijolo absorve. Isto quer dizer que se o tijolo absorve muita água, a parede pode ficar pesada e acarretar problemas estruturais à construção.

Em habitações populares este é um dos principais causadores de desabamento, pois, é comum que a alvenaria fique totalmente exposta às condições do tempo, sem nenhum tipo de revestimento como proteção.

Capacidade de carga do tijolo

Este critério do Inmetro avalia quão resistentes são os tijolos, em relação ao peso que suportam.

Considerando peso de laje, telhado e andares superiores, os tijolos devem suportar determinada carga sem trincar, rachar ou quebrar para não oferecer riscos de desabamento à construção.

Regularidade de tamanho e forma do tijolo cerâmico

Tijolos cerâmicos do mesmo tipo e fabricante que apresentam variação nas medidas padrão de largura (L), altura (H) e comprimento (C), ou que apresentam irregularidades em sua superfície, podem acarretar problemas de esquadro na construção, ou seja, a parede poderá ficar “torta”.

tijolo vedação - A importância de utilizar tijolo cerâmico certificado em sua obra

Além disto, os blocos cerâmicos com estas características podem prejudicar a aparência final dos ambientes, com um acabamento visualmente prejudicado, e mais caro, devido às variações de espessura necessárias da argamassa e de revestimento das superfícies.

As dimensões do tijolo, bem como os dados de identificação do fabricante devem obrigatoriamente estar presentes em cada peça, pois isto facilita a vida do consumidor no caso de eventuais reclamações.

Materiais que não atendam às condições para a comercialização dos blocos cerâmicos para alvenaria, estabelecidas pelo Regulamento Técnico Metrológico do Inmetro, apontam falhas no controle de fabricação e aprovação de lote do produto.

Peças não conformes indicam que o consumidor poderá encontrar no mercado produtos com qualidade insuficiente para a execução de obras dentro dos padrões de segurança da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), de acordo com a NBR 15.270, correndo riscos na segurança da obra e gastando mais dinheiro do que o necessário.

Segundo o Plano Setorial de Qualidade, utilizar tijolos cerâmicos dentro das normas de qualidade propicia 14% de economia na obra.

Danos ao meio ambiente

Em tempos de extrema importância das práticas sustentáveis para a preservação do planeta você pode fazer a sua parte.

Um fator importante a ser observado na hora de escolher os materiais que serão utilizados na obra é se os produtos são produzidos sob Licença Ambiental de Operação, para ter a tranquilidade de que o processo produtivo dos tijolos que você vai comprar não degrada o meio ambiente.

Os tijolos cerâmicos certificados oferecem mais segurança na execução dos projetos da construção civil, gerando menos desperdício e reduzindo eventuais prejuízos. Além disto, os tijolos cerâmicos com certificação são mais duráveis e permitem um acabamento mais bonito na construção.

infográfico 1024x219 - A importância de utilizar tijolo cerâmico certificado em sua obra

Na hora de comprar o tijolo cerâmico para a sua obra, use bem o seu dinheiro e escolha apenas produtos com certificação e qualidade comprovada.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a importância de utilizar tijolos cerâmicos certificados em sua obra, conheça um pouco mais sobre os tipos de tijolos cerâmicos disponíveis no mercado lendo o nosso blog.