Tijolo 6 furos é um produto muito utilizado na construção civil, em projetos residenciais. Por isso, vamos explicar para você que já elegeu esse tipo de tijolo para a sua obra, como fazer o cálculo e descobrir qual a quantidade de tijolos que será utilizada no seu projeto.

Ainda que a quantidade e o tipo de material de construção venham descritos na especificação do projeto, e que seja possível estimar o número de tijolos utilizando calculadoras específicas, é bom saber fazer esta conta na ponta do lápis para ter certeza de quanto material comprar para não desperdiçar o seu dinheiro, nem correr o risco da obra ficar parada por falta de material.

Com a planta do projeto em mãos, fica mais fácil para você fazer o cálculo. Vamos lá?

infográfico 1024x219 - Saiba calcular a quantidade de tijolo 6 furos por m²

Variáveis de cálculo

A quantidade de tijolos vai variar de acordo com:

  • Espessura da parede (dupla, meia vez, uma vez);
  • Metragem da área total a ser construída;
  • Quantidade de aberturas na parede;
  • Tipo/tamanho do tijolo.

Tamanho do tijolo

O padrão regulamentado de tijolos no país determina que os tijolos para obras de alvenaria, com ou sem função estrutural. Os tamanhos que a Cerâmica Lorenzetti possui são os seguintes:

1519218581881426 - Saiba calcular a quantidade de tijolo 6 furos por m²

Sabendo que o cálculo da quantidade de tijolos varia, conforme o tipo escolhido, vale lembrar que entre os tipos de tijolo utilizados no Brasil, em edificações de pequeno porte, o tijolo 6 furos não é a opção mais econômica, se considerarmos o rendimento das peças e o consumo de massa.

Verifique o tamanho do seu tijolo nesta sequência: largura (L), altura (H) e comprimento (C).

Área total

Agora que você já sabe o tamanho do tijolo 6 furos, para descobrir a quantidade total de tijolos a serem utilizados é necessário calcular a área total a ser construída.

Esse cálculo é feito considerando as dimensões da edificação que constam na planta do projeto, para as quais você deve multiplicar a altura pelo comprimento de cada “parede” que você quer construir. Depois, some cada uma das paredes para calcular a área total, assim você conseguirá saber quantos m² você vai precisar “levantar” com os tijolos.

Caso você não tenha a planta em mãos, utilize uma trena e tire a medida do comprimento da “parede” de todos os cômodos, depois some esses valores e multiplique o resultado pelo pé direito (altura) de cada ambiente.

Aberturas

Tire as medidas das aberturas das “paredes”, como vãos de portas e janelas, e subtraia esses valores da área total, já que aí não vai tijolo.

Com a área total em mãos, agora você precisa saber quantos tijolos vai usar por m².

Tijolo 6 furos por m²

Para calcular o consumo de tijolo 6 furos por m², considere qual será a posição do tijolo a ser utilizado na parede. Normalmente, o tijolo é utilizado na posição cutelo (em pé).

Neste caso, um tijolo 6 furos no tamanho 9 cm x 14 cm x 29 cm ocupa 0,0406m² (altura x comprimento: 0,14*0,29=0,0406), ou seja, dividindo 1 m² por 0,0406m² chegamos a conclusão que para construir 1 m² de parede você vai gastar 23 tijolos na posição cutelo ou 33 peças na posição deitado.

Dependendo da qualidade do tijolo e da habilidade da mão de obra pode haver uma variação de até 10% para mais no consumo de tijolos, devido a eventuais perdas ocasionadas por quebra das peças ou necessidade de refação no canteiro de obras.

Caso você não queira fazer todo o cálculo manualmente, utilize as quantidades abaixo como referência:

1519218586176954 - Saiba calcular a quantidade de tijolo 6 furos por m²

Agora que você já sabe quantos tijolos serão utilizados por m², multiplique esse valor pela área total da obra e você saberá quantos tijolos deverá comprar.

A fase de compra de materiais costuma ser trabalhosa, pois inclui muitos itens, no entanto é fundamental que você acompanhe atentamente esse processo para garantir que seus recursos financeiros sejam bem utilizados.

Agora que você já sabe como calcular a quantidade de tijolo de 6 furos por m², conheça os modelos de tijolos da Cerâmicas Lorenzetti e escolha o melhor para a sua obra.

faça seu orçamento 1 - Saiba calcular a quantidade de tijolo 6 furos por m²