Atualmente, o PSQ é fator de competitividade. Com a crescente competição no mercado, estimulada pelo desenvolvimento tecnológico e pelas novas formas de consumo, é fundamental que as indústrias e empresas encontrem o seu diferencial competitivo.

Especialmente nos segmentos onde há pouca diferenciação entre produtos de marcas distintas, do ponto de vista do consumidor, é essencial distinguir a qualidade das mercadorias por meio de selos e certificações.

Felizmente, nos negócios da Construção Civil, na fabricação de materiais de construção, especificamente de produtos cerâmicos, existe um programa que avalia a conformidade desses itens: o PSQ.

Conheça melhor esse programa e descubra sua importância para a segurança da obra.

infográfico - PSQ: Entenda o que é, para que serve!

O que é PSQ?

Os PSQs, ou Programas Setoriais da Qualidade, são protocolos de regulamentação e certificação criados para avaliar e atestar a cadeia produtiva de diversos segmentos do mercado, como a Construção Civil.

O PSQ, geralmente, é uma iniciativa de entidades de classe, como a ANICER (Associação Nacional da Indústria Cerâmica) em conjunto com órgãos técnicos e certificadores, como a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) e o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), em parceria com empresas públicas ou privadas.

O objetivo do PSQ é normatizar, analisar, avaliar e certificar processos e materiais, como é o caso do PBQP-H (Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat) e do Programa Setorial da Qualidade dos Blocos Cerâmicos, que se aplicam ao mercado da Construção Civil.

PBQP-H

O Programa Setorial da Qualidade dos Blocos Cerâmicos visa melhorar a qualidade no setor da Construção Civil, a fim oferecer isonomia competitiva nesse nicho e promover a satisfação do consumidor, garantindo a conformidade técnica dos produtos disponíveis no mercado.

Para que serve o PSQ / PBQP-H?

O PSQ/ PBQP-H serve para garantir a qualidade e segurança do produto, promovendo ações de normatização, certificação, qualificação profissional, pesquisa e desenvolvimento de produtos e processos.

PSQ - PSQ: Entenda o que é, para que serve!

Por exemplo, além de um acabamento visualmente bonito, um tijolo cerâmico deve ser resistente o suficiente para não quebrar ou trincar durante e após a construção, evitando o desperdício de material e reduzindo os prejuízos no canteiro de obras. Tijolos cerâmicos com certificação PSQ/ PBQP-H oferecem essas vantagens.

Certificado PSQ / PBQP-H

Para que um produto seja certificado com o selo PSQ / PBQP-H, ele é submetido a testes em laboratório e seu processo produtivo também passa por auditorias. Por exemplo, para certificação de um tijolo cerâmico, esses são os principais critérios para certificação:

  • Regularidade de tamanho;
  • Danos ao meio ambiente;
  • Padronização da forma;
  • Capacidade de carga;
  • Absorção de água.

A qualificação PSQ / PBQP-H deve ser renovada a cada três meses, para garantir que a empresa continue fabricando, importando ou distribuindo produtos de qualidade.

Vantagens do selo PSQ / PBQP-H

A qualificação PSQ é tão importante, que esse selo já é critério de seleção de fornecedores recomendados pelo CBCS (Conselho Brasileiro de Construção Sustentável), além de ser pré-requisito para beneficiamento em concessões de crédito e participação de licitações, entre outros.

Minha Casa Minha Vida

Fornecedores de materiais e componentes qualificadas no PSQ são preferenciais no Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV).

Selo Casa Azul

A Caixa Econômica Federal incentiva o uso racional de recursos naturais e a melhoria da qualidade da habitação no país, por meio do programa de Boas Práticas para Habitação Mais Sustentável, que recomenda a utilização de produtos fornecidos por empresas com qualificação PQQ.

Cartão BNDES

Empresas qualificadas no PSQ podem comercializar seus produtos via Cartão do Banco Nacional do Desenvolvimento.

Programas de Qualidade, como o PSQ, são importantes para elevar a imagem do setor da Construção Civil, tornando o mercado cada vez mais competitivo, aumentando sua produtividade por meio do uso de novas tecnologias e da sistematização da produção.

Sem dúvida, a elevação da qualidade dos insumos e produtos utilizados na Construção Civil, em termos de segurança, economia, durabilidade e sustentabilidade ambiental, beneficiam todos os envolvidos na cadeia produtiva: construtoras, revendas, consumidores e usuários finais.

Agora que você já conhece o PSQ, saiba mais sobre a importância de utilizar tijolos cerâmicos certificados em sua obra lendo o nosso blog.

catalogo 1200x269 - PSQ: Entenda o que é, para que serve!