A produtividade na construção civil é o desafio que muitos engenheiros, empreiteiros e mestres de obras lutam diariamente para vencer. Há muitas questões a se observar e muito o que se fazer, e como o cronograma é longo, pode ser difícil controlá-lo bem.

A tecnologia surge como uma grande aliada para nos ajudar a manter a obra nos trilhos e extrair ao máximo o trabalho dos construtores.

Surgindo não como uma ameaça, mas como uma ferramenta a mais, o uso da tecnologia para aumentar a produtividade na construção civil vem tomando todo o mundo pouco a pouco, mostrando-se em obras por toda parte.

Quer saber mais sobre como usar a tecnologia a seu favor e aumentar a produtividade na construção civil? Então continue lendo!

Como a tecnologia pode ajudar com a produtividade na construção civil?

A construção civil está e sempre foi cheia de processos manuais sendo realizados o tempo todo. Na verdade, os equipamentos de concretagem, as betoneiras, os tratores, os Bobcats e tudo o mais que é usado na obra são ferramentas que possibilitam o trabalho humano.

produtividade construção civil tecnologia - Aumente sua produtividade na construção civil utilizando a tecnologia

O trabalho na construção civil sempre foi visto como feito por pessoas, pedreiros, serventes, carpinteiros, etc. Com o surgimento e a adoção de novas tecnologias, essa realidade não muda tanto, só se aperfeiçoa.

Aumentar a produtividade na construção civil com a tecnologia é um processo que age em conjunto com os trabalhadores, operando através de maquinários modernos, acompanhamento por softwares, técnicas de concretagem avançadas, novas fórmulas para materiais em geral – como o próprio concreto e os tipos de tijolos -, dentre outros.

Quais são as ferramentas de tecnologia que melhoram a produtividade na construção civil?

Existem várias ferramentas que possibilitam a melhora da produtividade na construção civil, sendo que elas estão divididas em três grandes categorias.

Essas categorias estão relacionadas com a gestão efetiva do trabalho e o seu acompanhamento, com os materiais empregados e com o “mãos à obra”, o serviço realizado pelos pedreiros com equipamentos modernos e que oferecem possibilidades mais amplas.

Gestão eficaz e abrangente

O primeiro estágio onde a tecnologia opera na melhora da produtividade na construção civil é através do acompanhamento bem realizado do trabalho.

Aqui, também podemos incluir a realização de projetos mais eficazes através de softwares profissionais e cada vez mais avançados, que permitem projetar estruturas com muito mais facilidade e que oferecem a visão 3D da estrutura ainda na fase de projetos.

A gestão eficaz atua no aumento da produtividade na construção civil através da prevenção de erros muito antes de eles acontecerem, oferecendo a visão em tempo real do que está se passando na obra a qualquer momento.

Isso se torna possível através de softwares que operam em tablets e smartphones. Esses softwares incluem as plantas da obra, detalhes operacionais, tarefas por colaborador e o nível de conclusão de metas. Tudo isso, é claro, em tempo real.

Outro ponto ainda não muito explorado e que ajuda muito na produtividade na construção civil é o uso de drones para inspeção. Pense em quanto tempo leva para circular totalmente um canteiro: você perde facilmente meia hora ou mais nessa ronda. Com o drone no céu, em cinco minutos você vê tudo o que precisa.

Trabalhando com maquinários avançados

Rebocar uma parede leva tempo, não é? É necessário realizar a mistura e aplicá-la manualmente por toda a extensão da parede. Se for um muro, mais tempo ainda é perdido nessa tarefa relativamente simples.

maquinários avançados - Aumente sua produtividade na construção civil utilizando a tecnologia

Porém, a tecnologia vem ao auxílio da produtividade na construção civil oferecendo saídas para essas situações. Um equipamento muito utilizado nesse caso específico é o sistema de projeção de argamassa, que faz a mistura e a bombeia em um jato bem aderente, garantindo melhores resultados em muito menos tempo.

Os transportes de materiais também se beneficiam muito com a tecnologia em prol da produtividade na obra. Com elevadores automatizados, capazes de subir e descer em vários andares sem a necessidade de um ascensorista viajando com ele, você libera um trabalhador para outras tarefas mais urgentes.

Materiais de primeira qualidade

A tecnologia também oferece materiais de primeira linha para a sua obra, destacando-se principalmente o cimento, o concreto e os tijolos.

Com misturas cada vez mais eficazes em diferentes contextos de aplicação, o concreto nunca esteve tão avançado. Existem opções para secagem rápida, para a aplicação em ambientes úmidos e hostis, concreto de alta resistência, etc.

faça seu orçamento 1 - Aumente sua produtividade na construção civil utilizando a tecnologia

No que diz respeito aos tijolos, as novas tecnologias trazem um produto cada vez mais durável, barato e aproveitável. Tudo isso respeitando o meio ambiente com modelos sustentáveis, que agridem cada vez menos o meio ambiente.

A tecnologia dá grandes saltos atualmente, e todos os seus avanços podem ser muito bem aproveitados por quem está atento à elas e procura, acima de tudo, aumentar a produtividade na construção civil.

Nós temos mais para dizer sobre isso, especialmente sobre os tijolos. Que tal a gente continuar essa conversa em outro artigo? Venha saber mais sobre os tijolos certificados!

infográfico - Aumente sua produtividade na construção civil utilizando a tecnologia