Antes de iniciar qualquer obra é fundamental pensar nas fases básicas e se organizar para comprar os materiais de construção que serão necessários. A construção de uma casa, por exemplo, conta com várias etapas que compreendem desde a escolha do terreno, a elaboração dos projetos, o planejamento da obra dentre outros. Mas, até que a construção seja realmente concluída há um longo caminho a ser percorrido.

De forma geral podemos dizer que uma construção irá passar por quatro fases importantes: a estrutura que será a grande responsável pela sustentação e estabilidade da construção; a alvenaria que formará o alicerce, a separação dos ambientes e irá acomodar as instalações elétricas e hidráulicas; a cobertura que será responsável pela proteção e o conforto termoacústico da obra e o acabamento que é a fase final onde serão instalados os revestimentos e finalmente a pintura.

Planilha para orcamento de obra 1024x256 - Entenda quais são os materiais de construção básicos de uma casa

Materiais de construção para a sua obra

Confira a lista de materiais de construção básicos e a descrição de cada um deles para você que quer iniciar a sua construção, mas ainda não sabe por onde começar.

Cimento

Ele está presente em todas as obras, e é um dos principais materiais de construção utilizados. O cimento é um pó fino que tem propriedades aglomerantes, aglutinantes ou ligantes e que ao entrar em contato com a água se enrijecem. Depois de endurecido, mesmo que seja submetido novamente a ação da água, ele não se dissolve.

Por ser um material bastante versátil ele pode ser usado para os mais diversos fins, como por exemplo, na composição de argamassa, no reboco de paredes, na fabricação de concreto, nos telhados, em peças de mobiliário urbano e também em construções como barragens, estradas, edificações e pontes.

Areia

A areia é um conjunto de minerais e rochas com diferentes tipos de granulometrias (tamanho do grão). Ela pode ser classificada como areia fina, média ou grossa. É também um dos materiais de construção que possui diversas finalidades dentro de uma obra, e que serão definidos de acordo com o tamanho do grão e a pureza do material.

Brita

As britas, também conhecidas como pedra britada, são fragmentos de rochas duras e maiores que foram detonadas com dinamite. Para chegar ao estado e formato que conhecemos ela passa por vários processos de peneiragem e trituração.

É um material que também possui diferentes tipos de granulometrias, e são classificadas de pedra brita 0, até 5. Cada um dos tipos possuem uma função específica na construção civil, e podem ser usadas para fabricação de concreto, em pavimentações, na construção de casas, em edificações e grandes obras como ferrovias, túneis e barragens.

Aditivos

São substâncias incorporadas na mistura de cimento, água, areia e brita. Esses aditivos têm como função alterar a propriedade do material que está em seu estado natural e endurecido ampliando suas qualidades, reduzindo os custos em termos de consumo e aumentando a sua durabilidade.

Tijolos

Os tijolos cerâmicos, por exemplo, oferecem uma série de vantagens se comparado com outras opções disponíveis no mercado. Algumas delas são agilidade e economia na obra, visto que, são materiais mais fáceis de transportar e manusear, além de proporcionar um acabamento mais uniforme para aplicação do reboco posteriormente. Trazendo maior conforto térmico e acústico, além de, segurança, resistência e durabilidade.

infográfico 1024x219 - Entenda quais são os materiais de construção básicos de uma casa

Telhas

Elas são usadas tanto para realizar a cobertura de todos os tipos de telhados quanto para a proteção e o conforto térmico da obra. Conhecer cada tipo de telha e entender as suas características se torna fundamental para te ajudar na escolha daquela que mais se adeque ao seu projeto.

Materiais hidráulicos e elétricos

Os materiais hidráulicos são aqueles que compõem o sistema de distribuição de água e esgoto da sua casa. São eles que realizam o transporte da água da rua até a caixa d’água e distribuem entre os pontos de consumo. Eles também são os grandes responsáveis por recolher e direcionar o esgoto para a rede pública.

Já os materiais elétricos são aqueles que permitem realizar a transmissão de energia elétrica da rua para dentro da sua casa. É composto por fios, cabos, disjuntores, tomadas, interruptores, lâmpadas, dentre outros.

Nós sabemos que estruturar uma obra não é uma tarefa muito fácil, é preciso dedicação para entender a diferença de cada um dos materiais de construção. Pensando nisso elaboramos uma planilha para orçamento de obra que pode te ajudar na hora de realizar a sua construção ou reforma. Clique aqui para conferir!