Para começar a entender os lucros da sua loja de material de construção durante o ano de 2018, você precisa, acima de tudo, entender como está o cenário da construção civil no Brasil.

E isso envolve outros fatores além da própria construção e inauguração de novas obras. A indústria da construção civil, com a produção de insumos básicos, também nos ajuda a prever como será o cenário de lucratividade da sua loja em 2018.

Neste artigo, trazemos algumas informações e estatísticas para você ter a garantia que sua loja de material de construção está no caminho certo quando o assunto é mercado. Vamos começar?

catalogo 1200x269 1024x230 - Loja de material de construção: qual a expectativa de vendas para 2018

Como anda a construção civil?

Os últimos anos não foram muito gentis com o setor da construção civil brasileira e, isso teve impactos até na loja de material de construção “da esquina”, do varejista independente.

Fechando com resultados negativos desde antes da crise política e econômica, o setor se abalou ainda mais com os escândalos de corrupção envolvendo a Odebrecht. Isso fez com que incentivos e obras requisitadas pela União parassem de chegar para o setor.

O impacto que essa condição tem para qualquer loja de material de construção é evidente. Com a queda dos incentivos governamentais e das obras ordenadas, a procura pelas grandes indústrias diminui e a pelos pequenos empreendedores – a loja “ali da esquina” – fica menor ainda.

A indústria “aguenta”

Porém, nessa situação, é a loja de construção pequena que carrega a maior parte dos problemas. A indústria possui um capital maior e um controle de produção maior, além de bastante espaço no estoque.

Na loja de material de construção independente, uma única compra errada pode resultar em grandes prejuízos em época de crises. Perder uma conta grande é problemático para a indústria, mas para o pequeno empreendedor os resultados são ainda piores.

Durante todos esses anos as lojas de material para construção vêm sobrevivendo à crise e conseguindo se salvar dos seus efeitos. Mas será que ela ainda vai durar? Já não está na hora de uma recuperação econômica?

Expectativa da loja de material de construção para 2018

As expectativas são boas em relação ao setor de construção civil no Brasil. O setor espera uma recuperação modesta, mas eficaz: cerca de 2% em relação a 2017. Ao mesmo tempo, a recuperação se mostra na parcela do PIB que o segmento ocupa. O setor representava  cerca de 5% em 2017 e já está chegando na casa dos 7,3%.

lorenzetti 1024x256 - Loja de material de construção: qual a expectativa de vendas para 2018

Em um PIB que não está mais apresentando recessão, esse cenário traz boas novas para a loja de material de construção. Cláudio Conz, presidente da Anamaco – Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção – também é otimista. Em recente entrevista, ele destacou que o setor pode chegar a crescer 8%, e citou uma pesquisa da Pixys para embasar-se.

Essa pesquisa aponta que o setor deve movimentar cerca de R$ 162 bilhões, sendo impulsionado por um maior poder de compra das classes B e C na economia. Com o maior poder de compra dessas famílias – especialmente da classe B, que é responsável por quase metade desse total – a compra de imóveis sobe e o trabalho da loja de material de construção volta ao normal.

O poder de compra e os imóveis

Em 2017, de janeiro a novembro, houve um crescimento de cerca de 32,8% na compra de imóveis. A expectativa é de que esse número se mantenha, e que com ele a loja de material de construção consiga sua recuperação.

Com a compra de imóveis impulsionada pelo poder de compra renovado dos brasileiros, podemos dizer que há muito para a loja de material de construção oferecer. Reformas vão precisar de tijolos cerâmicos, tinta, concreto e todos os materiais necessários para se trabalhar.

Com o aumento das vendas imobiliárias, cresce também o setor da construção civil, outro grande bônus para sua loja. Se essa recuperação realmente se der, a recuperação do varejo de construção é inevitável.

É dono de uma loja de material de construção? Esperamos que esse artigo tenha te dado um bom fôlego para continuar trabalhando e vendendo.

Para as suas necessidades em tijolos cerâmicos, não deixe de entrar em contato com a Cerâmica Lorenzetti. Temos preços competitivos e qualidade impecável para te auxiliar. Até a próxima!

infográfico 1024x219 - Loja de material de construção: qual a expectativa de vendas para 2018