Montar sua loja de materiais para construção é uma tarefa complexa, mas que não precisa ser necessariamente difícil. Na verdade, as diferenças entre esse tipo de comércio e os varejistas em geral é muito pequena: é só uma questão de segmentos diferentes.
O processo para a abertura de uma loja de materiais de construção, portanto, é bem direto ao ponto. Seguindo algumas etapas, logo logo você já consegue inaugurar a sua e começar a faturar bastante.
Neste artigo, procuramos elucidar quais são as etapas que você deve seguir para abrir a sua loja de materiais para construção. Que tal vir com a gente saber mais sobre o processo?
Primeiro passo: planejando a loja de materiais para construção
Grande parte do trabalho de abrir a loja de materiais para construção se dá nesse primeiro momento, o planejamento e a elaboração do plano de negócios.
Nesse primeiro passo, você irá precisar entender:
Qual é a melhor localização para a sua loja;
Como é a concorrência;
Sua expectativa de faturamento;
Em qual das etapas da construção você se insere.
Identificando seu perfil e área de atuação
Essa última parte diz respeito ao que você vai oferecer. Se você trabalha principalmente com a venda de insumos básicos para a construção, como tijolos cerâmicos, areia, cimento, cal e materiais “crus”, então você se enquadra no primeiro perfil de vendas, lidando diretamente com engenheiros e mestres de obras.
Agora, se você também oferece produtos gerais, como ferramentas e outros acessórios, você está no segundo perfil, o mais comum entre as lojas de materiais para construção. Quando você também passa a vender materiais para acabamento, como calhas, tintas, texturas e outros acessórios para a estrutura finalizada, já está no terceiro perfil, que inclui lojas maiores.
Identificar sua área de atuação faz parte do esforço de planejamento da sua loja, e vai garantir que você comece atuando já sabendo perfeitamente quais são os caminhos a se seguir para atingir os seus objetivos.
Segundo passo: os trâmites burocráticos
Nesse passo, nós recomendamos veementemente a contratação de um contador profissional para navegar pelos mares burocráticos, que são mais complexos e que necessitam de exatidão.
Como você trabalha com a revenda na loja de materiais para construção, irá precisar recolher o ICMS, e portanto precisa de Inscrição Estadual. Além disso, também será necessário regulamentar sua situação junto à prefeitura, com alvarás de funcionamento, laudos de engenharia se você tiver um depósito próprio, alvará sanitário, registro na SEFAZ do seu estado, etc.
Toda essa documentação pode ser feita por você mesmo, mas só se você tiver pelo menos um bom background de contabilidade. Sem ele, o melhor mesmo é contar com a ajuda de um profissional para abrir a loja de materiais para construção.
Terceiro passo: os melhores fornecedores
O que realmente vai fazer sua loja de materiais de construção decolar é a escolha dos fornecedores certos. Eles devem ser seus parceiros e te ajudar a chegar sempre mais longe.
Os fornecedores certos guardam em si o poder de te levar com eles no caminho do sucesso. Primeiro com os básico que eles podem oferecer, como entregas a tempo e uma grande variedade de produtos. Em um segundo momento, quando a parceria realmente começa a aflorar, surgem descontos, condições especiais para a compra e outras vantagens.
Tudo isso se reflete em confiabilidade para os seus clientes, maior competição no mercado e a possibilidade de crescer com mais facilidade. Escolha bem seus fornecedores para mais certeza de sucesso na sua loja de materiais para construção!
Quarto passo: o layout da loja
Como sua loja vai mostrar os produtos? Como você irá realizar o atendimento, autosserviço ou pedido direto no balcão? Como será o esquema de iluminação? E os corredores, qual a sua largura? Onde vão estar suas seções de produtos?
Tudo isso deve estar definido ao montar a loja de materiais para construção. O seu objetivo maior deve ser a experiência adequada de compras, que é um grande passo na definição se a sua loja vai vender muito ou não.
Quinto passo: investindo em marketing
Com um bom investimento em marketing e publicidade, sua loja tem tudo para alçar voos ainda maiores do que os que você identifica como oportunidades ao elaborar o plano de negócios.
Não subestime jamais o poder da publicidade para um negócio, mesmo que ele seja local. Hoje em dia, com o marketing digital, é possível segmentar o seu perfil a ser atingido pela sua comunicação, aumentando sua eficácia e o seu retorno do investimento.
E você nem precisa gastar dinheiro demais. Na verdade, um dos pontos mais interessantes do marketing digital é justamente a economia. Você já vê resultados com valores que giram na casa das centenas de reais. Nada muito assustador ou comprometedor, não é?
De qualquer forma, abrir uma loja de materiais para construção não é coisa de outro mundo. Muito pelo contrário: é simples, desde que você se dedique e trabalhe bastante. Mas quando o resultado final é abrir o seu próprio negócio, motivação é o que não falta, não é?
Que tal mais dicas para montar sua loja de materiais para construção? Temos várias no nosso blog! E para você abrir uma boa loja, você precisa escolher bons fornecedores, acompanhe aqui!