Nós já sabemos que a tecnologia tem contribuído de forma significativa para o aumento da produtividade nos mais diversos segmentos. Em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas tem como obrigação repensar seus processos e tecnologias, e na construção civil esse cenário não é diferente. Porém, muitas empresas ainda não estão preparadas para uma nova onda tecnológica mais conhecida como indústria 4.0.

A indústria 4.0

Também conhecida como a quarta revolução industrial, a indústria 4.0 traz um gigantesco leque de possibilidades englobando as principais inovações tecnológicas nos campos de automação, controle e tecnologia da informação aplicadas especificamente aos processos de manufatura. E, toda essa transformação acaba afetando empresas de todos os portes.

indústria 40 construção civil 1 1024x213 - Indústria 4.0: desafios e possibilidades para o setor da construção civil

De forma geral, a indústria 4.0 é uma tendência que se torna indispensável para as empresas que querem conquistar ainda mais espaço no mercado. Pautada pela inovação tecnológica, ela tem como objetivo trazer mais autonomia para os processos ajudando a identificar falhas e consequentemente tornando a execução das atividades mais rápida, prática e eficiente.

As perspectivas da indústria 4.0 no Brasil

Segundo o Fórum Econômico Mundial apenas 25 países já conseguem aplicar e desfrutar dos benefícios gerados pela indústria 4.0. Dentre eles a Europa e o sul da Ásia já lideram as mudanças que são provocadas pela transformação digital, mas a América Latina como um todo ainda caminha a passos lentos.

Especificamente no Brasil muitas empresas já automatizaram seus processos, mas ainda há muito a ser explorado. Embora essa progressão esteja caminhado a passos lentos, as mudanças são latentes, e para competir globalmente as empresas precisarão investir tanto em tecnologia quanto em capacitação para entender de fato a importância da digitalização.

A indústria 4.0 na gestão de uma obra

Inicialmente essa é uma ideia que pode parecer surreal e até mesmo futurista. Mas, basta conhecer as aplicações e ver como elas funcionam na prática para entender que em curto prazo é possível investir e ser capaz de aumentar a eficiência e reduzir os custos na gestão de uma obra. Conheça algumas das tecnologias que podem ser aplicadas à construção civil.

Software BIM

A expressão Building Information Modeling ou BIM pode ser traduzida como modelagem de informações da construção. É um conceito bastante inovador e que utiliza a tecnologia para construir moldes em terceira dimensão possibilitando uma interpretação mais prática e de fácil assimilação.

A partir de um determinado projeto é possível construir uma maquete digital da obra, além de incluir informações detalhadas sobre o empreendimento, a sua estrutura, o seu funcionamento, objetos e também todo o planejamento da obra e o seu cronograma, o que acaba trazendo mais agilidade para a obra como um todo.

Sistema de gerenciamento de obras

Um Enterprise Resouce Planning ou ERP tem como objetivo organizar e centralizar as informações de uma empresa. Atualmente existem softwares especializados no setor da construção civil, com ferramentas e módulos que são desenvolvidos de acordo com as necessidades desse nicho de mercado, e que podem ajudar a sua empresa a integrar atividades e departamentos.

E book Como fazer sua loja de materiais de construção vender mais 1024x256 - Indústria 4.0: desafios e possibilidades para o setor da construção civil

Utilizar um sistema de gerenciamento de obras pode revolucionar a forma com que uma empresa da construção civil organiza e gerencia seus projetos. A tecnologia na construção civil facilita a troca de informações o que acaba gerando mais confiabilidade na tomada de decisões estratégicas.

Soluções de impressão 3D

Essa é uma das soluções que podem transformar o seu canteiro de obras. Isso porque a impressão 3D consiste em criar um objeto tridimensional, impresso em camadas, a partir de uma projeção digital do mesmo objeto.

O objetivo da utilização dessa tecnologia na obra é simplesmente agilizar os processos de execução e montagem de peças e produtos.

Certamente essa é uma tecnologia que trará uma grande mudança nos processos produtivos, mas ela também promete trazer vantagens econômicas como a redução de desperdícios de materiais nos canteiros de obras, o aumento da segurança do trabalhador, a redução de tempo no processo construtivo e maior preservação ambiental.

Dispositivos vestíveis

Os dispositivos vestíveis ou sensores inteligentes já estão sendo usados em algumas empresas. Eles são colocados nas roupas, capacetes e acessórios dos trabalhadores. Seu o objetivo é trazer maior segurança para esse trabalhador, pois ao ser instalado em um capacete, por exemplo, o sensor emite alertas caso aconteça qualquer impacto. .

Existem também os relógios de pulso que podem auxiliar monitorando a temperatura corporal e a exaustão térmica. Essa é uma tecnologia que traz um grande exemplo da união entre fatores físicos, biológicos e digitais, afim de, tratar um dos maiores desafios que a construção civil tem que é minimizar os riscos de acidentes de trabalho.

As construtoras e a indústria 4.0

Como já falamos anteriormente, a tecnologia aplicada na construção civil pode trazer grandes mudanças para o setor. Mudanças que envolvem desde a fase de planejamento até a gestão das obras promovendo o aumento da produtividade, a automatização das várias etapas dentro do canteiro de obras, além de fornecer mais subsídios para que os gestores consigam analisar de forma mais assertiva todas as informações.

Dessa forma, a tecnologia se mostra como uma ferramenta que pode trazer mais disponibilidade para que o gestor consiga controlar a sua operação e consiga gerar mais resultados.

Mas, para que isso aconteça é necessário investir também na formação de profissionais que saibam lidar com o ambiente digital e que estejam preparados para realizar as integrações que são essenciais nesse processo.

Os impactos positivos da indústria 4.0 permitirão que a sua empresa se torne mais competitiva, e certamente essa é uma trajetória longa e gradual na qual será necessário enfrentar muitos desafios.

Depois de ter acompanhado todas essas possibilidades, que tal conferir quais são as tendências da construção civil para 2019? Clique aqui!

blog 300x42 - Indústria 4.0: desafios e possibilidades para o setor da construção civil