Dizer que realizar o estudo de viabilidade econômica em uma obra é algo vantajoso ou muito importante, é subestimar o potencial desses cálculos no cenário de construção.

Na verdade, o estudo de viabilidade econômica em uma obra é absolutamente fundamental e necessário para sua execução precisa e para determinar o quanto o empreendimento realmente vale.

Na hora de calcular o valor do prédio ou da casa construída, como chegar a um número? Analisando depois de tudo pronto? Claro que esse é um cenário, mas com a necessidade de saber se há retorno para o investimento, entender o preço final da estrutura antes dela começar também se mostra totalmente necessário.

É nesse ponto que entra o estudo de viabilidade econômica da obra. Quer saber o que ele é e como ele age, especificamente? Continue a leitura deste artigo!

O que é o estudo de viabilidade econômica de uma obra?

Antes da obra começar, é necessário entender o que se gastará com a construção. É seguindo essa filosofia de preparação e cautela que o estudo de viabilidade se insere.

infográfico - Entenda a importância do estudo de viabilidade econômica para sua construção

O estudo de viabilidade econômica de uma obra, como o nome já diz e como nós já sugerimos logo ali em cima, é um trabalho feito antes da obra começar, e diz respeito à análise dos gastos que a construção irá demandar.

Esses gastos podem ser vários, por exemplo:

  • na compra do terreno;
  • o quanto cada empreiteiro irá cobrar;
  • o quanto se gastará em tijolos cerâmicos para as paredes;
  • qual é o custo do concreto;
  • transporte;
  • etc.

Tudo isso se traduz no valor de venda final, sendo que estabelecê-lo é um dos pontos onde age o estudo de viabilidade econômica de uma obra.

Mas o valor de venda não é o único ponto a ser entendido por esse estudo…

O acompanhamento eficaz da obra

Vamos supor por um momento que você está construindo um conjunto de prédios. Ao iniciar a concretagem do primeiro piso, você percebe que pode ter que pedir um pouco mais de concreto do que imaginava inicialmente, e ao realizar a armação, também vê que a quantidade de ferros não foi o suficiente.

Você precisará comprar mais materiais, não vai? Mas como você sabe se isso estava previsto no seu orçamento inicial? Se existem investidores, como explicar para eles esse gasto? Ele é considerado extra? Será que você poderia ter economizado?

acompanhamento eficaz da obra - Entenda a importância do estudo de viabilidade econômica para sua construção

Para responder essas perguntas de forma satisfatória, você precisa se apoiar em algo, e esse algo é, não por coincidência, o estudo de viabilidade econômica.

Acompanhar a execução da obra e saber se você está gastando demais só é possível se você tem um valor estimado em primeiro lugar. Com o estudo de viabilidade econômica, todo o processo de construção pode ser medido e acompanhado com eficiência.

As etapas do estudo de viabilidade econômica

É seguro dizer que o estudo de viabilidade passa por três etapas, sendo que todas elas já foram abordadas durante este artigo. Você pode dizer quais são elas?

estudo de viabilidade econômica - Entenda a importância do estudo de viabilidade econômica para sua construção

Se respondeu a elaboração pré-execução da obra, o acompanhamento na fase de construção e a fixagem do preço final de venda, acertou em cheio. Vamos reforçar alguns pontos?

Passo 1: Elaboração pré-execução da obra

O estudo de viabilidade econômica deve começar antes da obra. Nessa primeira etapa, são calculados os valores dos materiais, dos serviços, do lote, etc.

Aqui se entende o quanto será gasto na obra, o potencial de retorno, os riscos que podem inviabilizar o empreendimento, etc. O ideal é encontrar um cenário onde a possibilidade de lucros é grande e o risco ao investimento é baixo.

Passo 2: Acompanhamento na faze de construção

Já na segunda etapa, é feito o acompanhamento para minimizar os riscos e para entender se o orçamento está sendo seguido. Caso haja discrepâncias por imprevistos, estar acompanhando de perto permite que você ajuste os cálculos em tempo real.

Passo 3: Fixagem do preço final de venda

E para finalizar, é necessário comparar o estudo de viabilidade econômica inicial e o que foi acompanhado durante a execução da obra. Dessa forma, chega-se a um gasto específico, que vai ser de fundamental importância no estabelecimento do preço final de vendas ou o seu ajuste, caso ele já tenha sido fixado.

Quer mais dicas de como construir ou reformar com segurança? Acesse nosso blog saiba mais sobre as normas e certificações de tijolos para a sua obra!

catalogo 1200x269 - Entenda a importância do estudo de viabilidade econômica para sua construção