Seja para desenvolver um projeto grande ou pequeno de construção ou reforma é preciso montar uma boa equipe de obra.

Uma obra contempla várias etapas que demandam conhecimento específico para execução de cada uma delas, e contar com uma equipe de profissionais capacitados pode resultar em economia tanto de tempo quanto de dinheiro.

A importância de ter uma equipe de obra

Toda obra possui um prazo pré-estabelecido no cronograma. Atrasos podem gerar prejuízos, pois acaba estendendo o tempo de execução, o que consequentemente aumenta os custos para manter uma equipe de obra trabalhando.

Em cada uma das etapas de execução de uma obra é necessário um determinado conhecimento. E, somente um especialista será capaz de executar esse trabalho com qualidade.

Infográfico 10 beneficios 1024x256 - Equipe de obra: conheça os profissionais fundamentais para essa etapa

Afinal de contas, o imóvel terá características próprias, o que requer uma equipe de obra que entenda tanto o projeto de uma forma geral como de forma muito específica.

E, se você não sabe por onde começar, confira abaixo alguns dos profissionais que são essenciais para compor a sua equipe de obra.

Arquiteto

Esse é o profissional responsável por elaborar e desenvolver todo o projeto arquitetônico da obra. É nesse projeto que ele irá definir o posicionamento e as áreas de cada cômodo do imóvel, assim como os materiais que serão utilizados durante a construção.

O arquiteto também auxilia nas diversas etapas da obra e fica responsável por acompanhá-la até a finalização. Ele também gerencia a obra e escolhe adequadamente os insumos, observando a qualidade e funcionalidade de cada um.

Engenheiro Civil

O engenheiro civil é o profissional que deverá colocar em prática todo o projeto que foi elaborado pelo arquiteto. Ele é responsável por supervisionar a equipe e fornecer as informações que forem necessárias para o bom andamento da obra.

O engenheiro também é responsável pelos cálculos e projetos estruturais, arquitetônicos, elétricos e hidráulicos, além do acompanhamento da execução da obra. Esse é um profissional imprescindível em construções de qualquer porte.

Mestre de obras

O mestre de obras é um profissional bastante importante, afinal de contas é ele que realizará o acompanhamento da rotina da equipe da obra. Ele lidera os colaboradores, fiscaliza o uso dos equipamentos de segurança e acompanha o cumprimento das metas para que não ocorra nenhum atraso no cronograma.

O mestre de obras deve ser capaz de interpretar a planta baixa do projeto, e ter conhecimento de todos os serviços que são realizados em uma construção.

Ele mantém a ordem no canteiro de obras, gerencia problemas e preza pela execução de um serviço de qualidade, fazendo com que a equipe de obra seja produtiva.

Pedreiro

É esse profissional que coloca a mão na massa e dá forma ao projeto. Mas, fique atento pois existem pedreiros especializados em cada um dos tipos de serviços de uma obra como acabamento, concretagem e alvenaria.

Por ser um profissional essencial, a contratação deve ser assertiva. E, o ideal é buscar indicações de pessoas conhecidas que já tenham realizado algum dos serviços que você necessita.

Servente de pedreiro

O servente é um ajudante do pedreiro que auxiliará em todos os serviços. O servente de pedreiro é responsável por confeccionar as massas, organizar e transportar os materiais que serão utilizados na obra, assim como preparar o ambiente para o trabalho e remover os materiais e entulhos ao final do dia.

Encanador

É o encanador que realizará a instalação da parte hidráulica do seu projeto. Ele é responsável por cuidar da rede que contém os canos de água e esgoto.

Esse é um profissional que precisa estar presente desde o início da obra para analisar onde ficarão os pontos de coleta e distribuição de água e esgoto.

Eletricista

O eletricista realiza as instalações elétricas da obra. Ele instala as tomadas, os interruptores, os pontos de iluminação e toda a parte elétrica que for necessária. Ele também deve estar presente desde o início da obra para prever onde ficarão os pontos de luz.

Pintor

O pintor é o responsável pelo preparo prévio das superfícies que receberam a pintura e pela pintura em si. Assim como os pedreiros, os pintores também são especializados em cada tipo de pintura seja para um ambiente interno ou externo.

O seu empreendimento pode exigir a contratação de outros profissionais para compor a equipe de obra. Logo, o ideal é realizar uma análise detalhada antes de iniciar as obras, e ter em mãos uma planilha de orçamento para prever os itens que serão necessários na execução do seu empreendimento.

Agora que você já sabe tudo sobre como montar uma boa equipe de obra, que tal conferir  algumas dicas de como fazer sua construtora crescer? Confira!