A NBR 15575 é uma norma que tem como objetivo orientar o setor da construção civil sobre alguns padrões que devem ser atendidos. Esse padrões devem considerar conforto, acessibilidade, higiene, estabilidade, vida útil da construção, assim como, a segurança estrutural e de prevenção de incêndios das edificações habitacionais.

Essas características são indispensáveis em uma obra, e também são fatores determinantes para manter a credibilidade de uma construtora.

A habitabilidade e a duração da qualidade da edificação faz com que as construtoras deixem de focar apenas na fase construtiva, mas mantenham uma atenção global no empreendimento desde a sua concepção.

A partir daí, a norma de desempenho de edificações faz com que o setor da construção civil garanta um serviço de qualidade tanto na produção quanto na habitabilidade do empreendimento.

Em seu texto a NBR 15575 traz orientações sobre quais os padrões devem ser atendidos, mas não há uma determinação de como a construtora deve fazer para obter os resultados almejados.

E book Planejamento de obras 1024x256 - Entenda como a NBR 15575 impacta no setor da construção civil

Critérios abordados pela NBR 15575

Ela serve para orientar os parâmetros de desempenho das edificações, e abrange as mais diversas áreas de um empreendimento como estabilidade da estrutura, fatores térmicos, lumínicos, acústicos e de prevenção contra incêndios. Todos os sistemas mencionados também devem englobar ações de sustentabilidade e de impacto ambiental.

Acompanhe abaixo quais são os principais itens abordados nessa norma.

1. Os sistemas construtivos

Para que uma construção aconteça ela deve ter condições adequadas, e também ter como objetivo proporcionar conforto aos seus futuros moradores. Visando atingir esse objetivo, a NBR 15575 traz mais de 500 requisitos para que o empreendimento atenda às referências estabelecidas.

Logo, a obra deve ser projetada e construída para atender esses padrões que asseguram tanto a durabilidade quanto a estabilidade do empreendimento.

2. O controle dos resíduos

Nós sabemos que uma obra gera um grande volume de resíduos. Esses resíduos devem ter um destino adequado para que não contaminem o solo e o meio ambiente, e aqueles que não podem ser reutilizados devem ser destinados para um local de reciclagem.

Caso haja necessidade, a obra também deve realizar o tratamento de efluentes, e a sua rede de esgoto deve estar ligada à uma rede pública.

3. O uso dos recursos

Considerando a melhor forma de aproveitamento dos materiais, a construção civil deve seguir um padrão de qualidade internacional. Com a crescente preocupação ambiental os insumos devem ser utilizados de forma correta, e com objetivo de não provocar nenhum desperdício e risco ao meio ambiente.

4. As características geomorfológicas

É importante destacar que antes de construir, é necessário conhecer o local da edificação e considerar riscos como deslizamentos e possíveis impactos ambientais. Na maioria das vezes, esse potenciais riscos podem refletir nos projetos de edificação e consequentemente comprometer a realização da obra.

Como ficaram os projetos após a NBR 15575?

Muitos ainda questionam se a normativa tornou a obra mais cara para o setor da construção civil. Mas, a norma de desempenho de edificações não criou nada de novo, ela apenas estabeleceu parâmetros muito parecidos com aqueles que já eram praticados no mercado.

blog 300x42 - Entenda como a NBR 15575 impacta no setor da construção civil

De uma forma geral os requisitos mínimos continuam os mesmos, e as empresas que já utilizam essa prática não terão aumento significativo nos seus custos.

A norma também estabelece alguns critérios laboratoriais para comprovação dos sistemas executivos, e alguns desses ensaios podem e devem ser realizados em parceria com os fornecedores.

Essa é uma validação realizada in loco para geração de laudos do empreendimento e também do fornecedor. Como o benefício é mútuo os custos podem ser divididos, gerando assim, ainda mais economia.

Como o setor da construção civil pode atender às exigências?

As exigências da NBR 15575 faz com que o setor da construção civil tenha mais credibilidade no mercado, garantindo que as unidades habitacionais atendam as expectativas dos clientes, e consequentemente provoquem crescimento do setor. Mas, para que isso aconteça as empresas devem:

  • Estabelecer uma rotina para monitorar e verificar todas as etapas da obra;
  • Criar um método de monitoramento para realizar a análise crítica de todos os projetos do empreendimento;
  • Criar um plano de controle tecnológico para os materiais e serviços que serão utilizados;
  • Solicitar aos fornecedores laudos após a compra de materiais.

Agora que você já sabe que a NBR 15575 pode trazer muitos benefícios para o seu negócio, veja algumas dicas para que a sua construtura cresça com sucesso.