Toda loja de material de construção pode se beneficiar de estratégias de marketing para vender mais e melhor. Entre as ferramentas de marketing disponíveis para o varejo, incluindo as lojas fornecedoras do mercado de Construção Civil, estão as técnicas de Merchandising.

Diante do novo comportamento do consumidor de materiais de construção, é fundamental buscar alternativas de diferenciação do negócio, para chamar a atenção das pessoas, aumentar o tráfego de clientes na loja e, consequentemente, incrementar o volume de vendas.

Como deixar as lojas de material de construção mais atrativas, tornando os produtos mais acessíveis, interligados e sedutores para melhor experiência de compra dos consumidores?

Essa é a resposta que o merchandising traz para os lojistas e, neste post, nós vamos te explicar como isso acontece. Continue lendo.

O que é Visual Merchandising?

Visual Merchandising é um recurso de Promoção de Vendas, uma área do marketing que reúne técnicas de planejamento e exposição de mercadorias no ponto de venda, a fim de divulgar os produtos.

Aplicações do Merchandising na loja de material de construção

Para entender como explorar essa ferramenta nas lojas de materiais de construção, é importante entender quais são as suas aplicações no varejo.

loja material para construção - Entenda a importância do merchandising para lojas de material de construção

Como funciona o Merchandising?

O Merchandising cuida de todos os aspectos visuais da loja:

Layout

A localização e metragem dos balcões de atendimento, assim como os check-outs, corredores de produtos, bancas e prateleiras devem ser planejados considerando o fluxo de pessoas e a fluidez do processo de compra.

Fachada

A aparência da fachada, incluindo calçada, muro, jardim, letreiro, vitrine, portas e janelas deve estar alinhada à identidade visual da loja, sempre aparentando organização e boa conservação.

Vitrine

A estética da vitrine é uma das atribuições do visual merchandising. Além da exibição do s produtos, a vitrine deve conter elementos decorativos e itens que façam alusão à identidade visual da loja.

Iluminação

A iluminação da loja pode influenciar o comportamento de compra do consumidor, por isso, é importante usar as luzes de forma a criar um ambiente agradável. Além isso, a iluminação tem o poder de direcionar o olhar do consumidor e pode ser utilizada para dar destaque aos produtos de interesse do lojista.

Ambientação

A “atmosfera” do ambiente é criada pela iluminação e também com apoio de outros recursos, como uso de aromas, som e elementos interativos.  A ambientação visa influenciar a decisão de compra do consumidor, reproduzindo cenários do cotidiano, como os cômodos da casa ou o ambiente do escritório.

Exposição

A disposição dos produtos nas gôndolas e ilhas promocionais, bem como a identificação de categorias e preços de produtos são algumas das responsabilidades do merchandising na loja de material de construção.

Sinalização

Para auxiliar na localização dos produtos e dar destaque aos itens promocionais ou que necessitem de um maior giro de estoque, a loja pode utilizar materiais de visual merchandising, como Wobbler, Stopper, faixas de gôndola, móbiles, adesivos de chão e outros elementos.

Como começar a usar o merchandising na loja de material de construção?

Para aproveitar as técnicas do visual merchandising na loja de material de construção é importante fazer um estudo dos objetivos do negócio, da situação do estoque e plano de vendas, da planta do local e do público-alvo, entre outros fatores.

Material construção - Entenda a importância do merchandising para lojas de material de construção

Existem profissionais especializados nessa atividade e com ajuda deles fica mais fácil criar um layout que faça sentido, de acordo com a identidade visual da loja, sem causar poluição visual.

De forma geral, os primeiros passos do Visual Merchandising na loja de construção devem ser:

  1. Limpeza e organização da loja;
  2. Sortimento de produtos;
  3. Identificação e organização de mercadorias de forma lógica, por setores;
  4. Exposição de produtos de forma inteligente, facilitando a correlação entre itens de uso conjunto.

Em um contexto no qual o autosserviço é uma tendência na loja de material de construção, o visual merchandising está se tornando cada vez mais um diferencial competitivo.

Gostou desse artigo sobre a importância do merchandising para lojas de material de construção?

Para saber mais sobre os fatores que influenciam o processo de vendas e impactam no faturamento do mercado da Construção Civil, leia outros artigos em nosso blog.

infográfico - Entenda a importância do merchandising para lojas de material de construção