Tijolo é material básico de construção, no entanto existem diferentes tipos de tijolos no mercado. Para saber como escolher o melhor para a sua obra, é preciso conhecer as características de cada modelo, a indicação de uso de cada tipo, bem como saber quais são os indicadores de qualidade dos produtos disponíveis por aí.

Além de ser utilizado na alvenaria estrutural e também como fundação e vedação, os tijolos vêm ganhando espaço até mesmo no design de interiores, inovando na decoração de ambientes.

Com tantas possibilidades, é comum que proprietários de imóveis e até mesmo profissionais da construção civil tenham dúvidas sobre o uso destes elementos em seus projetos, de acordo com as características de isolamento e condução térmica de cada tipo de tijolo, bem como as variações de resistência mecânica, absorção de umidade e compatibilidade com diferentes tipos de acabamento de cada modelo.

Descubra aqui as respostas para as principais dúvidas sobre tijolos e avalie bem qual é a melhor opção para a sua obra.

Tijolos de vedação oferecem bom isolamento térmico?

A cerâmica é um material de baixa condutibilidade elétrica e térmica, que evita a propagação térmica. Por isso, os tijolos cerâmicos proporcionam uma sensação térmica mais agradável nos ambientes, pois regulam naturalmente a umidade interna e diminuem as variações de temperatura dentro dos cômodos.

tijolo ceramico - 5 dúvidas sobre tipos de tijolos cerâmicos

Onde o tijolo estrutural cerâmico pode ser utilizado?

O tijolo estrutural cerâmico pode ser utilizado na alvenaria, inclusive com função estética, tanto em ambientes internos, quanto em ambientes externos. Pode ser utilizado até mesmo em ambientes molhados, como lavanderia e banheiro, com alguma manutenção.

Seu uso é indicado para paredes, muros e jardineiras, em diversos tipos de espaço, como quartos, salas, escritórios, cozinhas etc.

Quais os tipos de acabamento compatíveis com os tijolos cerâmicos?

O tijolo cerâmico pode ser utilizado “in natura”, apenas com acabamento de verniz, resina acrílica ou silicone, para maior durabilidade.

Para outros efeitos decorativos, pode ser “caiado”, recebendo uma cobertura fina e irregular de tinta ou cal, com técnica de Pátina, ou pode se pintado com demão normal de tinta.

Como avaliar se o tijolo cerâmico estrutural é de qualidade?

Um tijolo de qualidade não esfarela com facilidade e tem coloração uniforme, por dentro e por fora.

Além disso, um tijolo dentro dos padrões de segurança da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), de acordo com a NBR 15.270, deve apresentar suas dimensões e também os dados de identificação do fabricante impressos.

Existe algum selo de qualidade para tijolos?

Existem algumas certificações que garantem a qualidade dos blocos cerâmicos disponíveis no mercado.

Elas avaliam, entre outros aspectos, o nível de absorção de água do tijolo cerâmico para evitar problemas estruturais à construção que possam causar desabamento.

Outro critério de avaliação dos tijolos certificados é a capacidade de carga das peças, para evitar risco de desabamento causado por quebra ou rachaduras.

Mais um indicador de qualidade do tijolo certificado é a regularidade de tamanho e forma de cada peça para evitar problemas de esquadro na construção.

Estes são os órgãos que emitem as principais certificações para tijolos válidas no Brasil:

Qual a diferença entre tijolo estrutural e tijolo de vedação?

O bloco cerâmico estrutural e o de vedação, possuem a quantidade de furos diferentes. No caso do tijolo estrutural, serve para facilitar a inclusão dos elementos do projeto elétrico e hidráulico na construção, reduzindo a sujeira e evitando o desperdício de material. Mas para você entender melhor um pouco sobre vedação e estrutural, continue lendo:

Vedação: Está presente na maioria das obras, e são estruturas convencionais de concreto armado com ferro, aço, pilares e vigas, que faz a função estrutural da construção. Para o fechamento das paredes, é utilizado tijolos cerâmicos, que por possuir armações e vigas, não necessitam de muita resistência para sustentação.

Estrutural: Ela possui também a mesma função da vedação, porém, é desempenhada uma função estrutural na obra. Como? Ela garante a segurança na construção, sem que necessite utilizar de estruturas que são armadas com ferro e aço, que acaba substituindo as vigas e pilares. Os blocos cerâmicos atendem a resistência essencial para suportar toda obra.

Agora que você já sabe as respostas para as principais dúvidas sobre tipos de tijolos cerâmicos, veja no nosso blog algumas dicas de uso deste produto em projetos arquitetônicos diferenciados.

faça seu orçamento 1 - 5 dúvidas sobre tipos de tijolos cerâmicos