Como vender mais na loja de material de construção é um questionamento que todo comerciante se faz nos momentos difíceis. Aliás, nos bons tempos também: sempre aumentar suas vendas é o objetivo principal de todo lojista, e se questionar incessantemente é parte fundamental do seu trabalho.

Mas a pergunta fica: como vender mais? O que é necessário fazer? Você faz alguns ajustes, faz propaganda mas suas vendas parecem estar estagnadas, sem sair do mesmo lugar. O que pode estar errado?

Talvez nada esteja realmente errado, você só precisa oferecer algumas novidades. Se algo estiver fora do padrão, porém, é necessário correção. Se o seu questionamento a todo o momento – desde a hora que você levanta até quanto se deita – é de como vender mais, buscar essas informações com a gente foi o seu primeiro passo de sucesso.

Como vender mais na loja de materiais de construção sem um bom trabalho de marketing digital?

Infelizmente não é possível. Nós estamos em um momento muito avançado na história do comércio, e o marketing é empregado, de uma forma ou de outra, desde a antiguidade. Somando essas duas informações, o que podemos entender é que vender mais sem marketing é muito improvável.

Infográfico 10 beneficios 1024x256 - Dicas de como vender mais para sua  loja de material de construção

Comece pequeno. Estabeleça uma boa presença nas redes sociais e defina um cronograma de publicações, assim como de pautas. Entender o seu público, nesse caso, é fundamental para saber o que dizer. Uma vez estabelecida a rotina de postagens, comece a investir um pouco em impulsionamentos de posts. Esse link te ensina tudo o que você precisa saber.

Depois, vá avaliando a possibilidade de trabalhar com outras mídias e ferramentas. O Google Adwords é uma ótima ferramenta a ser usada, mas com cuidado: se você se dedica inteiramente a ela, começa a pagar para vender, e isso é problemático. Saiba mais aqui.

O offline também te ajuda a vender mais

Mas a resposta de como vender mais na loja de materiais de construção não fica só no digital. Muitas vezes, o perfil do público e até a natureza dos seus serviços vão exigir uma abordagem um pouco mais “mãos à obra”.

Uma boa ideia é investir em flyers direcionados para o seu público e campanhas na região onde você vende mais. Coloque seu produto em evidência participando de feiras e faça visitas demonstrativas em canteiros de obras. Muitas vezes, só de você estar lá, conversando diretamente com o mestre, já conta muitos pontos para a sua loja.

Ah, e já que estamos falando em obra…

Diversifique o seu público

Para entender como vender mais na loja de material de construção, você precisa primeiro entender com clareza quem é que compra esses materiais. Pedreiros autônomos, eletricistas, encanadores, arquitetos, construtoras, projetistas, designers de interiores, outros lojistas, etc. A lista é longa, e quanto mais você diversifica, mais vende.

Uma construtora sempre vai precisar de tijolos cerâmicos. Se você oferece um produto de qualidade e em grandes quantidades, com certeza vai conseguir ótimos negócios. Arquitetos e decoradores já se importam mais com o acabamento, enquanto eletricistas e encanadores com materiais de expediente do seu trabalho.

Variedade é tudo. Ofereça muito e, o que for possível, em quantidade. E não deixe de trabalhar o marketing!

O layout da loja fala alto em como vender mais

A disposição física da sua loja também tem grande efeito nas suas vendas. Como vender mais se os corredores são apertados, a loja não tem iluminação e os seus produtos não seguem uma lógica de exposição pré definida?

Realmente fica difícil. O básico é oferecer uma infraestrutura interessante, que faça com que sua loja seja desejável de entrar e permanecer. Depois, é necessário aplicar conceitos de merchandising para que só o posicionamento dos produtos já seja o suficiente para que ele venda mais.

Sim, é possível. Colocar os seus produtos mais procurados em posição de destaque é interessante para suas vendas, mas e o caminho até ele? Também deve ser rodeado de produtos, assim como as áreas mais movimentadas da sua loja são o palco principal das suas ofertas e promoções.

Mas nós já estamos entrando em um assunto que se alonga bastante. A resposta para como vender mais na loja de material de construção muitas vezes usa o merchandising como grande ferramenta. Vamos saber mais sobre? Então veja nosso artigo!