Em qualquer obra um dos passos principais do planejamento é a gestão dos materiais de construção. E é através do projeto final que será possível determinar quais serão os materiais utilizados e calcular as quantidades necessárias.

Essa é uma etapa extremamente importante e que impacta diretamente nos custos da obra. Portanto é imprescindível saber fazer o cálculo dos materiais corretamente para que não haja desperdícios ou que a obra fique parada por falta de material.

Para os materiais de construção cuja a base é de concreto, é importante ficar atento aos detalhes já que para cada volume, seja ele plano ou cilíndrico, existe uma forma de cálculo do quanto de concreto que será necessário.

O cálculo desse concreto é feito em metros cúbicos (m³), unidade padrão de medida do Sistema Internacional de Unidades. O concreto é dosado em metros cúbicos, pois é uma solução líquida e que contém água em sua composição.

Em uma construção ele pode ser usado para pilares, cintas, vigas e nas lajes, e a fórmula de cálculo é bastante simples: V = L x C x H, onde V = volume, L = largura, C = comprimento e H = altura. Mas, lembre-se que nem todos os materiais podem ser calculados da mesma forma, por isso antes de fazer o cálculo é importante considerar se o volume será plano ou cilíndrico.

Planilha para orcamento de obra 1024x256 - Dicas de como calcular os materiais de construção de concreto da sua obra

Como calcular os materiais de construção para minha obra? 

As construtoras geralmente contratam uma equipe de profissionais que executam esse tipo de trabalho. E, mesmo que a sua empresa tenha ou não experiência em realizar esses cálculos separamos algumas dicas para que você evite problemas.

Contrate um profissional especializado

Pode até parecer óbvio, mas o conhecimento e a experiência desse profissional é o que irá garantir que a estimativa no cálculo dos materiais de construção seja mais assertiva possível. Além do conhecimento técnico, um profissional especializado pode te orientar sobre possíveis problemas que podem ocorrer em cada tipo de obra, e dessa forma fica mais fácil executar o projeto sem se preocupar tanto com a falta de equipamentos como de materiais.

Fique atento aos cálculos do concreto

Para volumes planos

Em uma obra onde é necessário realizar o cálculo de volumes planos em m³ você deve usar a largura multiplicada pelo comprimento e altura. Se por exemplo a obra a ser construída tiver 15m de largura, 10m de comprimento e 10cm de altura, o cálculo ficará da seguinte forma:

V = 15,00 x 10,00 x 0,10 = 15m³

Para volumes cilíndricos

Em casos onde, por exemplo, as estacas ou pilares são cilíndricos a fórmula de cálculo sofre algumas alterações. Ela passa a ser V = Pi x R² x H, sendo V = volume, Pi = 3,1416, R² = raio ao quadrado e H = altura.

Uma estaca que possui 50cm de diâmetro e 10m de profundidade, que nesse caso é a altura, o cálculo é feito da seguinte forma: V = 3,1416 x 0,25 (x2) x 11. É importante que os cálculos sejam feitos com números exatos, pois qualquer alteração pode impactar diretamente na quantidade de concreto que será utilizado.

Use a tecnologia para te ajudar

Com o acesso facilitado à internet é possível utilizar diversas ferramentas digitais que podem te auxiliar no cálculo dos materiais de construção para a sua obra. Existem aqueles mais robustos e complexos que são de uso profissional e específicos para engenheiros e profissionais da construção civil. Mas, também existem aplicativos mais simples com interface intuitiva que permitem fazer cálculos e saber aproximadamente quanto será necessário de cada material.

Considere as perdas de material

Se você comprar apenas a quantidade exata de concreto ou de qualquer um dos materiais de construção pode ser que falte material. Isso porque durante o processo construtivo podem ocorrer perdas, o que é algo bem comum em uma obra. Portanto sempre que for fazer a compra de materiais lembre-se de considerar um percentual de perda.

Em estruturas menores, essas perdas podem representar uma parte pequena, mas em construções maiores o número pode ser considerável e impactar tanto o cronograma quanto o orçamento da obra. Ao saber fazer o cálculo correto dos materiais de construção que serão utilizados, você não só otimiza o seu orçamento como também evita problemas no cronograma.

Quer fazer o seu dinheiro render mais na hora de construir ou reformar? Então, confira essas dicas de como economizar na compra de materiais para a construção da sua obra. Clique aqui!

Infográfico 10 beneficios 1024x256 - Dicas de como calcular os materiais de construção de concreto da sua obra