O WhatsApp não é apenas um aplicativo pessoal usado para trocar mensagens com a família e amigos. Nos últimos anos esse aplicativo tem facilitado bastante a forma de se comunicar. E, por ser um grande facilitador da comunicação, ele está sendo cada vez mais usado para estreitar o relacionamento com os clientes e consequentemente, aumentar as vendas de qualquer negócio.
O WhatsApp é líder no ranking de aplicativos mais usados em celulares, e seu potencial de mercado para realizar vendas é enorme. Mas, como colocar isso em prática? Como dar os primeiros passos? Se você já pensou em usar essa ferramenta para aumentar as vendas da sua loja de material de construção, confira as dicas a seguir que preparamos para você.
Como aumentar minhas vendas com o WhatsApp Business?
1. Use o WhatsApp business
O aplicativo tem duas versões, uma delas é o WhatsApp Business. Essa versão foi desenvolvida especialmente para empresas que querem usar o serviço para se relacionar com clientes. A plataforma tem como objetivo oferecer maior controle das atividades e facilitar, mesmo que indiretamente, a organização da sua estratégia de vendas.
Com um número de telefone fixo é possível criar o um perfil empresarial, inserir informações sobre o seu negócio, criar respostas automáticas para as perguntas frequentes e criar mensagens de ausência caso você não consiga responder instantaneamente.
Nessa versão o aplicativo também permite a utilização de métricas que possibilitam a avaliação da eficiência do seu serviço, a quantidade de mensagens recebidas, lidas e respondidas dentre outras informações que são importantes e contribuem com o desenvolvimento da sua estratégia para aumentar as vendas.
2. Defina um responsável pelo atendimento
Não adianta instalar o aplicativo, criar um canal de comunicação com a sua empresa e esquecer de definir uma pessoa responsável pelo atendimento. O WhatsApp Business é uma das formas mais efetivas entre os meios de comunicação para se relacionar com leads e clientes e aumentar as vendas do seu negócio. Mas, para que ele cumpra com a sua função é preciso definir antecipadamente tarefas e responsabilidades.
Caso não tenha uma pessoa específica para esse atendimento, a loja pode demorar realizar o atendimento ou terá que solicitar as pessoas que entrem em contato por outros canais como site ou telefone, dessa forma a chance dessas pessoas desistirem da compra fica bem maior.
3. Solicite a autorização dos clientes para envio de mensagens
O objetivo desse relacionamento deve ficar bem claro tanto para a empresa quanto para o cliente. O maior erro é adicionar contatos que não são clientes potenciais e enviar mensagens que não foram autorizadas, portanto, antes de realizar qualquer ação de vendas certifique-se que o destinatário tenha aceitado receber as suas mensagens.
Para conseguir a autorização dos seus clientes para envio de mensagens faça alguma ação promocional dentro da sua loja de material de construção e ofereça cupons de desconto ou alguma outra promoção exclusiva para ele.
É importante destacar que as mensagens devem ter como finalidade ajudar o cliente sobre determinado produto ou serviço, manter um relacionamento duradouro e não apenas encher o celular dele com propagandas.
4. Organize a sua lista de contatos
Você não conseguirá aumentar as vendas da sua loja de material de construção sem organização. Ao adicionar uma pessoa na sua agenda de contatos lembre-se de colocar uma sigla, ou uma tag que ajude na identificação. Dessa forma ficará mais fácil localizar aquele cliente e enviar alguma oferta ou promoção pensada exclusivamente para ele.
5. Crie um cronograma de campanhas
Se você quer usar essa ferramenta para aumentar as vendas da sua loja de material de construção entenda em qual estágio da jornada de compra estão cada um dos potenciais clientes, e faça um cronograma de campanhas com ações específicas.
Estabelecer qual conteúdo será enviado e a periodicidade de envio das mensagens pode ser determinante para a decisão de compra daquele potencial cliente. Tenha cuidado com a frequência e a quantidade de mensagens enviadas, e lembre-se que todo conteúdo enviado deve gerar conexão entre a empresa e o cliente, e deve sobretudo, despertar o desejo dele em sempre querer saber mais.
6. Use a lista de transmissão para estruturar suas campanhas
Criar grupos de WhatsApp não é uma boa estratégia para aumentar as vendas. O ideal é usar a lista de transmissão para criar e colocar em prática as suas campanhas de vendas. A lista de transmissão agrupa vários contatos dentro dela e, quando a mensagem é enviada ou recebida, a impressão é de que você a enviou apenas para um contato específico.
Com esse recurso você pode divulgar o lançamento de um novo produto, disponibilizar uma promoção ou oferta exclusiva dentre outras ações interessantes.
Conforme você for entendendo as facilidades da ferramenta, você conseguirá definir quais são os processos que mais facilitam o seu contato com o cliente e com isso gerar os melhores resultados para o seu negócio.
Se você gostou dessas dicas, e quer saber como contratar bons vendedores para a sua loja de materiais de construção. Acesse o nosso próximo artigo.