Os blocos cerâmicos foram uma das primeiras descobertas criativas do ser humano. Do tijolo arcaico aos blocos cerâmicos empregados atualmente na construção civil, o bloco para alvenaria estrutural significou um saldo em ganho de produtividade e redução de custos nos projetos de Arquitetura e Construção.
Obras mais baratas, mais seguras e com execução simplificada são alguns dos legados da evolução do tijolo.
Nesse post você vai conhecer a origem, entender melhor a história dos blocos cerâmicos e descobrir as vantagens que esses elementos oferecem para a construção civil. Vem ver:
O “tijolo” marcou a existência de civilizações inteiras na Mesopotâmia, no Antigo Egito e no Império Romano, passando pela Europa até chegar à América.
Há cerca de 15 mil anos Antes de Cristo, já corroborando com a Pirâmide de Maslow, que demonstra a prioridade das necessidades humanas, o homem deixou de se preocupar apenas com a sua subsistência (fome, sede, sono e sexo) e foi buscar segurança, elaborando “moradias” para usar como local de abrigo. Assim, surgiu a alvenaria com pedras.
No processo evolutivo, após conseguir endurecer a argila no fogo, em torno de 4.000 a.C., o homem começou a moldar recipientes para guardar água e comida. Essa foi a origem da cerâmica.
Com o passar do tempo, a escassez de matérias primas, como rocha e madeira, motivou experiências e pesquisas que ampliaram o uso do barro e da argila na construção.
Aos poucos, as técnicas rudimentares de construção foram deixadas para trás, em função da busca por mais eficiência e praticidade, incentivando o desenvolvimento de novos recursos arquitetônicos.
Progressivamente, os primeiros tijolos, que eram peças que pesavam aproximadamente 15 quilos cada, e que eram secadas ao Sol, foram sendo substituídos por elementos mais parecidos com os blocos cerâmicos que conhecemos hoje.
Só mais recentemente, em 1954, na cidade de Zurique, na Suíça, é que foi construído o primeiro edifício realmente “projetado”. A partir de então, a Construção Civil não parou mais de crescer, com a aplicação de novas tecnologias e o desenvolvimento de novos materiais.
Aqui no Brasil, a alvenaria estrutural surgiu no século XIX, ganhando destaque inicialmente no Estado de São Paulo, e depois em Minas Gerais, até se expandir para todo o país.
O uso de blocos cerâmicos na construção civil oferece muitos benefícios a todos os envolvidos nos Projetos de Arquitetura, em obras de construção e ou reformas.
Quem vai construir a sua casa, e também aqueles que estão ampliando ou reformando o seu imóvel, precisa ter a certeza do cumprimento do cronograma da obra. Além disso, concluir o projeto com o orçamento mais próximo possível do planejado é o desejo de todo proprietário.
Nesse sentido, o bloco ou tijolo cerâmico permite agilidade no andamento do projeto e gera uma economia no custo total da obra, em relação à alvenaria convencional, pois o uso de materiais como concreto, ferragens e madeira é menor. Desta forma, a despesa com a contratação de profissionais específicos, como carpinteiros e ferreiros, também diminui.
Estar à frente do projeto que vai materializar o sonho de alguém é um ato desafiador e repleto de responsabilidades.
A utilização do bloco cerâmico permite a simplificação de alguns processos, como o detalhamento dos materiais.
Além disso, o tijolo cerâmico permite a execução do assentamento rapidamente e dispensa a inclusão de pilares e vigas ou quebradeira nas paredes, pois o encanamento e as instalações elétricas podem ser embutidos no tijolo durante a execução da alvenaria.
A gestão de equipe mais enxutas e a administração de canteiros de obras mais limpos e organizados, sem entulhos, facilita a supervisão da obra e permite que os profissionais de Engenharia, Arquitetura, Construção & Design de Interiores trabalhem mais tranquilos.
Associar a marca e a reputação de uma empresa a um projeto, vinculando a imagem da empresa à qualidade e durabilidade da construção, é sempre um risco.
Por isso, para as construtoras, é fundamental contar com o que há de mais moderno em materiais de construção para poder garantir segurança e credibilidade aos seus empreendimentos.
Os blocos cerâmicos diminuem o desperdício e prejuízo com material, são resistentes e proporcionam um acabamento com visual excelente.
O bloco cerâmico é apenas uma das muitas conquistas na área da Engenharia, Arquitetura, Construção e Design de Interiores. Esse mercado segue buscando novidades alinhadas à tendência de sustentabilidade e inovação.
Quando for construir ou reformar procure um produto confiável, uniforme e certificado pelo Programa Setorial da Qualidade dos Blocos Cerâmicos (PSQ) /Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade no Habitat (PBQP-H), para ficar tranquilo durante o andamento da obra e satisfeito com o resultado final.
Gostou desse artigo sobre bloco cerâmicos? Leia outros posts sobre recursos da Construção Civil no nosso blog.
Em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas precisam estar em constante desenvolvimento para…
Antes de iniciar qualquer obra é fundamental pensar nas fases básicas e se organizar para comprar…
A gestão da qualidade na construção civil tem se tornando cada vez mais essencial para as…
A organização dentro do canteiro de obras é fundamental para que não haja desperdícios de…
A construção civil sempre foi um dos grandes motores de qualquer economia, tanto nos países…
Responsável por materializar o projeto de uma obra e os sonhos de muitas pessoas, é…