O armazenamento de materiais para construção é uma tarefa que requer bastante cuidado. Se você chega e simplesmente deixa os produtos num depósito de qualquer jeito, embaixo de sol ou de chuva, é certeza: eles vão estragar.

E olha que essas são situações extremas, hein. Mesmo que você coloque os produtos em uma sala fechada, longe dos elementos, até o jeito de empilhá-los pode causar danos nos materiais para construção.

Pensando nisso, a gente elaborou um guia pra você aprender de vez qual é a melhor forma de trabalhar o armazenamento de materiais para construção. Colocamos os mais utilizados aqui pras dúvidas acabarem de vez! Vamos ver?

Cuidados no armazenamento de materiais para construção: o cimento

O cimento é um dos materiais para construção que parece ser o mais resistente, mas a realidade é diferente: o produto é perecível e estraga fácil se não armazenado bem.

Primeiro tem o inimigo maior: a água. Quando você mistura água, cimento, areia e brita o que acontece? Vira argamassa, não é? Pois é. Se o cimento entrar em contato com a água previamente, ele vai começar a endurecer ainda dentro do pacote.

E essa água pode vir de qualquer lugar. Um vazamento que ninguém viu, uma goteira e até umidade excessiva por conta de alguma janela aberta ou de um barracão sem paredes para a proteção. Cimento bem guardado é em local fechado e sem nada de umidade. 

Ah, e ainda tem a questão do empilhamento, a ABCP – Associação Brasileira de Cimentos Portland – recomenda pilhas de no máximo 15 sacos. Se passar disso, os que vem mais embaixo da pilha endurecem e é preciso “afofá-los”, o que pode causar o rompimento da embalagem.

Guardando tijolos com todo o cuidado possível

O ideal para armazenar os tijolos cerâmicos são em locais secos e firmes, que não tenha a possibilidade de cair e quebrar, ou de dar qualquer rachadura. Se exposto em contato com a água por muito tempo, e logo utilizá-lo, na hora de fazer o assentamento, pode demorar mais para secar.

10 benefícios em comprar com a Cerâmica Lorenzetti

As pilhas também não podem ser muito altas, pois podem causar acidentes em caso de quedas e, é claro, dar bastante prejuízo.

Cuidados com a armazenagem de telhas

De longe, as telhas são os itens que mais precisam de cuidado no armazenamento de materiais para construção.

Elas são bem finas e, por ficarem expostas na construção, não podem conter mofo ou fungos prejudiciais para as pessoas que vão morar na casa sendo construída.

As telhas precisam ficar em local isolado e seco, longe de umidades. As cerâmicas são boas para a compra porque são impermeáveis, mas isso não significa que você pode deixá-las na chuva desde já. Defeitos podem surgir e comprometer a estética do telhado. Evite os desperdícios desnecessários!

Guardando as ferramentas

As ferramentas também precisam ser guardadas em locais seguros tanto por conta dos elementos quanto pelos maus elementos. Elas são bem valiosas, e não devem estar à vista de qualquer um que passe pela obra.

Isso é especialmente verdade para as elétricas, que se pegarem um pouquinho só de chuva podem estragar ou ficar inseguras para os operadores.

As mais simples, como picaretas, enxadas e pás, correm o risco de enferrujar caso não sejam bem guardadas, o que reduz bastante sua vida útil. Ah, e falando nelas, tem outro ponto também a se considerar: nunca guarde nada com crostas de massa. O concreto é corrosivo e, se pegar de vez, não solta da ferramenta tão cedo!

Armazenando ripas de madeira

Essas aqui também são perigosas de guardar em qualquer lugar. A madeira não pode nem com água e nem com sol, sabia? Se cair chuva ela incha e acaba estragando, se bater sol ela se resseca e perde a durabilidade.

Também não é uma boa ideia deixar a madeira em contato com o chão ou até no nível do solo. O armazenamento de materiais para construção até agora não levava em conta uma questão que só a madeira apresenta: a infestação.

As ripas são feitas de matéria orgânica, e podem atrair toda sorte de animais, de cupins até bactérias que se alimentam do material e a deixam bem frágil. Se você deixá-la próxima demais do solo, essas pestes encontram um caminho muito fácil e devoram tudo!

E aí, viu só como o armazenamento de materiais para construção é importante? Não deixe de seguir nossas dicas, ok?

Agora, se a dúvida surgir antes de armazenar – na hora da compra mesmo – nós temos o artigo certo pra você. Vamos continuar essa conversa e ver como comprar materiais de construção?