O tijolo cerâmico é um dos itens mais comuns na especificação de materiais na Construção Civil, especialmente nos projetos residenciais.

Material de construção natural, feito à base de argila, o tijolo cerâmico é sustentável, um produto de baixo impacto ambiental.

Durável e resistente, o tijolo cerâmico confere mais segurança às edificações, com possibilidades de uso em alvenaria estrutural ou de vedação, incluindo acabamento de qualidade, que pode até fazer parte até da decoração.

É comum que o empreiteiro e o proprietário da obra se preocupem com a qualidade dos materiais e também com o orçamento total. Nesse sentido, vale a pena conhecer as vantagens de adquirir tijolo de cerâmica, ao invés de outras opções disponíveis no mercado.

Conheça cinco motivos para você adquirir tijolo cerâmico para a sua obra:

A obra com tijolo cerâmico tem mais durabilidade e é mais seguro

A cerâmica não absorve água, tornando as construções com tijolo cerâmico mais resistentes à chuva e, portanto, mais seguras. Assim, o tijolo cerâmico oferece menor risco de rachadura e desabamentos nas construções.

mais seguro - 5 motivos para adquirir tijolo cerâmico na sua obra

Com mais resistência à umidade, o tijolo de cerâmica torna as obras mais duráveis.

Os tijolos de cerâmica oferecem excelente isolamento térmico e acústico

Os tijolos de cerâmica são mais seguros também em relação aos riscos de incêndios, pois são incombustíveis, ou seja, não propagam as chamas.  Como eles não espalham calor, são excelentes opções para climatizar naturalmente os ambientes, diminuindo a oscilação de temperatura dentro da edificação.

Obras com tijolo cerâmico são mais econômicas

O tijolo feito de cerâmica representa uma economia em longo prazo, sem a necessidade de que refaçam o serviço, com melhor aproveitamento do material e possibilidade de uma equipe menor para mão de obra.

mais economico - 5 motivos para adquirir tijolo cerâmico na sua obra

Um bom tijolo de cerâmica é fundamental para garantir pontualidade e economia no cronograma e no orçamento da obra, oferecendo mais conforto e segurança para os usuários da edificação.

O tijolo cerâmico é um material de construção sujeito à certificação

A produção e a comercialização de tijolos de cerâmica no Brasil estão sujeitas à fiscalização de qualidade do produto, de acordo com critérios estabelecidos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

A normatização do tijolo  é aferida e controlada sob a chancela do Programa Setorial da Qualidade dos Blocos Cerâmicos (PSQ) e do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade no Habitat (PBQP-H), uma iniciativa da maior autoridade nesse mercado, a Associação Nacional da Indústria Cerâmica (ANICER) .

A certificação PSQ consiste no controle de produção e na validação da qualidade do material de construção a partir de aspectos como regularidade de forma e tamanho de acordo com os padrões estabelecidos, resistência à água e capacidade de carga, entre outros.

O custo-benefício do tijolo vale a pena

O preço unitário do tijolo de cerâmica faz valer seu custo-benefício ao longo do projeto, para uma obra mais tranquila. Quando comparado aos outros tipos de materiais, como bloco de cimento, tijolo ecológico, tijolo de vidro e tijolo refratário, o tijolo cerâmico se mostra muito vantajoso.

Agora que você já conhece alguns dos motivos para você adquirir tijolo cerâmico para a sua obra, leia outro post em nosso blog e saiba quais são as vantagens de utilizar o tijolo cerâmico no seu projeto.

infográfico - 5 motivos para adquirir tijolo cerâmico na sua obra