Em um mercado onde a concorrência está cada vez mais acirrada e o consumidor extremamente exigente na hora de fechar uma compra, o planejamento de vendas se torna essencial para o sucesso de qualquer negócio.
Diante dessa realidade, ter um bom planejamento de vendas deve ser prioridade para a sua loja de materiais de construção.
Planejar é fazer uma previsão daquilo que poderá acontecer. Dessa forma, o planejamento de vendas tem um papel fundamental seja para o empresário ou para o gestor, pois é ele que irá guiar as decisões sobre metas, fornecer os subsídios necessários para o acompanhamento do desempenho de uma equipe, e também informações importantes para analisar a performance da empresa com o mercado.
Muitas empresas preferem contratar pessoas especializadas nesse trabalho, no entanto, algumas dicas podem ser essenciais para quem está iniciando um planejamento de vendas, organizando processos e planejando os próximos passos. Confira.
Como estruturar o seu planejamento de vendas
1. Entenda qual é o seu posicionamento no mercado
Entender qual é o seu posicionamento no mercado é fundamental para projetar tantos os seus produtos quanto a imagem da sua empresa no mercado e na mente dos consumidores.
É o posicionamento que irá te ajudar a identificar quais são os diferenciais do seu produto ou serviço dentro daquele segmento de atuação.
Entender e definir um posicionamento é importante para empresa reforçar o seu poder e combater a concorrência, garantindo foco nas ações que podem converter em vendas.
Pesquisas de mercado e ferramentas como análise de SWOT podem te ajudar a entender qual é o posicionamento da sua loja de materiais de construção.
2. Faça a gestão correta de produtos e serviços
A gestão correta de produtos e serviços vai muito além do que manter os produtos organizados no seu estoque. É preciso analisar e entender as necessidades dos seus clientes, oferecer produtos de alta qualidade, manter o compromisso com o que foi prometido e gerir tudo isso de maneira rápida e eficiente.
3. Faça um controle financeiro
O aumento da taxa de mortalidade das empresas ocorre justamente pela ausência de controles financeiros. O controle financeiro pode ser definido como um conjunto de medidas que são tomadas ao longo do tempo para controlar e analisar o fluxo de caixa de uma empresa.
De nada adianta ter um excelente planejamento de vendas se a sua loja de materiais de construção não consegue garantir um fluxo de caixa positivo. Não é somente ganhar dinheiro, mas sim tomar decisões importantes e assertivas para que ele não seja desperdiçado.
4. Ofereça comodidade aos seus clientes
Verifique se a sua loja está em uma boa localização, se o cliente pode acessá-la sem complicações e se atualmente você oferece alguma facilidade no pagamento.
Ofereça também a possibilidade do cliente comprar online, e garanta que as compras realizadas tanto online como offline serão entregues no local escolhido por ele. Facilidades como estas aproximam a sua loja do cliente e ajudam a garantir o sucesso das ações previstas no seu planejamento de vendas.
5. Tenha parcerias
Uma parceria estratégica tem como objetivo proporcionar benefícios mútuos para os envolvidos. As parcerias entre empresas permitem alcançar um diferencial competitivo, reduzir esforços em investimentos, atingir novos mercados, além de aumentar a notoriedade da marca nos mercados já existentes.
Por isso, mantenha um bom relacionamento com seus fornecedores, profissionais e empresas que fornecem produtos ou serviços complementares aos seus.
6. Aplique o marketing de relacionamento
Dentro de um planejamento de vendas o marketing de relacionamento deve ocupar lugar de destaque. É com o marketing de relacionamento que a sua loja de materiais de construção irá entender as reais necessidades e expectativas de compra de um cliente para então focar nas melhores estratégias de relacionamento.
7. Entenda como funciona a gestão de processos
A gestão de processos é um conceito que nasceu da união da gestão de negócios com a tecnologia da informação para ajudar a analisar, definir, otimizar, monitorar e controlar todos os processos de uma empresa.
Dessa forma fica mais fácil interligar os departamentos e encontrar maneiras de otimizar as suas rotinas, aumentando a produtividade da sua equipe e consequentemente a satisfação do seu cliente.
8. Otimize a gestão de estoque
Com um controle de estoque bem feito a sua empresa consegue evitar desperdícios de produtos, assim como evitar o acúmulo ou a escassez deles.
Você pode usar um sistema automatizado ou até mesmo uma planilha para fazer um controle de quais produtos entraram e quais saíram.
Também é importante criar regras e padrões de organização, definir quais são os processos e quem são os responsáveis, definir datas e períodos de compras para que a empresa consiga manter uma operação e um controle constante e sem falhas.
Afinal de contas, não adianta ter um planejamento de vendas que atraia o cliente para a loja se ele não consegue encontrar o item que deseja comprar.
9. Tenha uma loja organizada e aconchegante
O layout da sua loja, incluindo arquitetura e design de interiores devem ter como objetivo principal promover uma circulação mais fluida possível.
Ao pensar na sua loja de materiais de construção não pense apenas em vender o seu produto, mas em como criar uma experiência de consumo para o cliente que vem te visitar.
10. Faça um bom atendimento
Cada cliente é único e tem uma necessidade específica assim como uma forma de compreensão. Portanto, um dos grandes desafios do bom atendimento é lidar com essas particularidades.
Por isso, é importante preparar e capacitar continuamente os seus colaboradores explicando como você quer que a sua loja de materiais de construção seja conhecida pelos seus clientes.
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