Uma série de inovações tecnológicas estão trazendo grande potencial de transformação para as empresas nas mais diversas áreas de atuação. E, na construção civil não poderia ser diferente. Por isso, é importante acompanhar o mercado e entender quais serão as tendências da construção civil para esse ano.

Nós sabemos que a tecnologia impacta diretamente na forma como trabalhamos, e esse olhar para o futuro faz com que a gente consiga se adequar às novas habilidades exigidas. E, entenda também quais serão os conhecimentos necessários que os profissionais precisarão ter para aplicar com efetividade essas novidades na construção civil.

Abaixo seguem algumas das tendências da construção civil que os especialistas acreditam que serão relevantes não só em 2019, mas também nos próximos anos.

E book Como fazer sua loja de materiais de construção vender mais 1024x256 - Veja quais serão as tendências da construção civil para 2019

Pré-fabricação e Modularização

Nos EUA, Alemanha e China já existe um grande avanço na construção de casas pré-fabricadas ou modulares. Essa é uma das novidades na construção civil que gera economia de tempo e recursos, além de minimizar perdas e agilizar os processos construtivos.

Este modelo de construção já é uma grande tendência global e deve continuar ganhando destaque principalmente no Brasil. Pois, torna a construção mais rápida o que pode otimizar as entregas. Dentre suas vantagens também estão a facilidade de transporte da construção para outros terrenos ou cidades.

Concreto auto-regenerativo

O material mais utilizado na construção civil ganhou uma versão auto-regenerativa. A sua capacidade de regeneração só é possível devido a presença de bactérias, e materiais orgânicos que são utilizados em sua composição.

Essa é uma das tendências da construção civil que foi inspirada na regeneração da natureza. Esse concreto pode durar muitos anos, e é capaz de eliminar todos os problemas relacionados à rachaduras em prédios, pontes e demais construções. A utilização desse material poderá gerar uma economia de bilhões.

Ações de sustentabilidade 

Uma conscientização maior das pessoas vem exigindo que as construções gerem menos danos ao meio ambiente. Mas, a adoção de práticas sustentáveis refletem também nos custos de um empreendimento. De acordo com o Green Building Council Brasil os projetos sustentáveis reduzem em torno de 40% o consumo de água, 35% a emissão de gás carbônico e 65% de desperdício.

Vale lembrar que além de ser uma das tendências da construção civil toda a sociedade ganha quando há investimento em sustentabilidade. Os empreendedores conseguem valorizar ainda mais os empreendimentos que adotam práticas ambientalmente corretas. E, os consumidores além da redução de custos operacionais, podem usufruir de ambientes de melhor qualidade.

Realidade aumentada

A realidade aumentada é um recurso utilizado para visualizar ao vivo, e de forma real um ambiente. Essa é uma forma diferente e mais interativa que possibilita visualizar um projeto totalmente finalizado, mesmo que ele ainda não tenha sido iniciado.

Embora essa ainda seja uma tecnologia de alto custo, é uma das novidades na construção civil que ajudará na otimização dos projetos. E que também poderá ser utilizada em praticamente todas as etapas de uma obra.

Tecnologia BIM

Com a tecnologia Buildin Information Modeling (BIM) ou Modelagem de Informações da Construção será possível criar de forma digital vários modelos virtuais de uma mesma construção.

Essa é uma das tendências da construção civil que pode ser aplicada ao longo de todas as fases do projeto, permitindo maior análise e controle de todos os processos que atualmente são realizados de forma manual.

Já mencionada em anos anteriores, essa é uma das novidades da construção civil que continuará crescendo. Pois, poderá trazer maior precisão e melhoria na comunicação durante todo o processo construtivo. O BIM também poderá ser utilizado em conjunto com tecnologias de realidade aumentada e realidade virtual.

Drones

Uma das tendências da construção civil que continuará ganhando força em 2019. Os drones podem auxiliar as empresas de diversas formas, além de, trazer economia de tempo e dinheiro para a realização de atividades rotineiras como:

  • Acompanhamento à distância, e por vários ângulos, do andamento da obra;
  • Redução dos gastos com equipamentos complexos e mais caros para captura de imagens aéreas;
  • Dispensa a utilização de guindastes e andaimes para obter imagens de excelente resolução;
  • Realiza o monitoramento dos canteiros de obras garantindo maior segurança contra furtos e roubos.

Wearables

Esses dispositivos vestíveis que já são amplamente utilizados na área da saúde, tendem a ser uma das novidades na construção civil. Os sensores inteligentes são inseridos nas roupas, capacetes e acessórios monitorando de forma constante a temperatura do meio ambiente e do corpo do trabalhador .

Esses aparelhos podem ser usados para controlar a saúde e o estado de alerta do colaborador, e são capazes de enviar a localização exata caso aconteça algum acidente, além de emitir sinais de alerta em alguma emergência o que garante maior segurança e integridade física dos trabalhadores.

Agora que você já sabe quais serão as tendências da construção civil para 2019, indicamos para você conferir o conteúdo de como aumentar a produtividade na construção civil utilizando a tecnologia.

catalogo 1200x269 1024x230 - Veja quais serão as tendências da construção civil para 2019