Como existem diferentes tipos de tijolo cerâmico, com tamanho, quantidades e formatos de furos diferentes, para comprar o melhor material a ser utilizado na sua obra, é importante conhecer um pouco mais sobre esses produtos.

Os tijolos cerâmicos são elementos que colaboram para os aspectos básicos de um bom projeto estrutural: segurança, conforto e confiabilidade.

Entenda os benefícios que o tijolo cerâmico traz para os projetos da Construção Civil e descubra como escolher o tipo mais adequado para a sua obra.

[Infográfico] Descubra os 10 benefícios em comprar com a Cerâmica Lorenzetti! | Baixar grátis

Benefícios do tijolo cerâmico

Considerado material base em qualquer alvenaria, o tijolo cerâmico oferece uma série de vantagens se comparado às outras opções disponíveis no mercado, como o tijolo maciço, tijolo ecológico, tijolo de vidro, bloco de cimento, tijolo de barro cru e tijolo refratário.

Agilidade e economia na obra

O tijolo cerâmico é leve, facilitando seu transporte e manuseio no canteiro de obras, aumentando a produtividade da mão de obra.  Além disso, as ranhuras do produto oferecem mais aderência à argamassa e aos outros tipos de revestimento, reduzindo a necessidade e o desperdício de material.

Conforto térmico e acústico

Os tijolos cerâmicos oferecem melhor isolamento térmico e acústico, fundamentais para a qualidade de vida dentro das edificações.

Resistência e durabilidade

As propriedades químicas e físicas da argila, popularmente chamada de barro, que é a matéria-prima do tijolo cerâmico, fazem com que o material seja resistente às intempéries climáticas, impedindo a absorção de humidade.

A pouca porosidade da cerâmica oferece baixa absorção de água, o que faz com que as construções com tijolos cerâmicos sejam duráveis.

Melhor acabamento

O tijolo cerâmico tem cor mais uniforme e formato mais regular, permitindo uma alvenaria com aspecto mais alinhado e um acabamento mais bonito.

Sustentabilidade

A cerâmica é um elemento feito a partir da argila, matéria-prima 100% natural, de baixo impacto ambiental, pois favorece a eficiência energética da edificação, a partir das vantagens que seus atributos térmicos oferecem para o conforto no ambiente, diminuindo a necessidade de refrigeração e aquecimento artificiais.

O tijolo cerâmico tem longo ciclo de vida, pois é reciclável. Ele também pode ser descartado sem causar danos à natureza, quando triturado e dispensado na terra.

Segurança

A cerâmica é incombustível, ou seja, ela é resistente à chama e não contribui para a propagação de incêndios.

Além disso, o tijolo cerâmico tem boa resistência mecânica e suporta peso, com menor risco de deformar, trincar, rachar ou quebrar. Assim, as estruturas construídas com tijolos cerâmicos oferecem menor risco de desabamento, apresentando integridade estrutural por muito tempo.

Furos do tijolo cerâmico

Tipos de furos

Os tijolos de cerâmica podem ter furos quadrados, chamados de furação prismática, ou furos redondos, chamados de furação cilíndrica.

Estudos comprovam que os tijolos cerâmicos com furos quadrados apresentam resistência superior quando comparados aos tijolos cerâmicos com furos redondos. Isso se deve ao volume de área/massa da parte interna do tijolo, que muda de um formato para o outro.

Quantidade de furos

Cada projeto e finalidade de alvenaria exige um tipo diferente de tijolo cerâmico, com dimensões e quantidades de furos específicos para estrutura ou vedação, muro ou parede, edificação térrea ou com vários pavimentos etc.

Por questões físicas, quanto maior for a necessidade de sustentação, maior deve ser o tamanho do tijolo, considerando suas dimensões (Altura X Largura X Comprimento).

Quanto maior for o tijolo, maior deve ser a quantidade de furos nele, para que a peça possa suportar e distribuir o peso em sua própria estrutura, tornando-se seguro para o projeto.

Tijolo Cerâmico Lorenzetti

A Cerâmica Lorenzetti fabrica produtos resistentes e de altíssima qualidade, tijolos cerâmicos certificados pelo (Inmetro) e também pelo Programa Setorial da Qualidade dos Blocos Cerâmicos (PSQ) /Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade no Habitat (PBQP-H).

[infográfico] 10 razões para escolher o Tijolo Cerâmico | Baixar Grátis | Cerâmica Lorenzetti

A Linha Vedação de Tijolos Cerâmicos Lorenzetti oferece tijolos cerâmicos com furação quadrada, em peças com 6, 8, 9 ou 16 furos.

Gostou desse artigo sobre as vantagens de utilizar tijolo cerâmico em sua obra?

Agora que você já conhece os benefícios que o tijolo cerâmico oferece para o seu projeto arquitetônico, conheça o portfólio de Tijolos Lorenzetti e escolha o melhor para a sua obra.