Hoje contamos com uma grande variedade de materiais para construir ou reformar. Com tantas opções disponíveis no mercado, é natural que surjam muitas dúvidas. Portanto, nós queremos te ajudar respondendo um questionamento muito comum sobre isolamento térmico. Qual é a melhor opção: tijolos cerâmicos ou blocos de concreto?

Alguns itens como preço, propriedades acústicas, térmicas, acabamento e qualidade são importantíssimos e determinantes para escolha do produto que será usado em uma construção.

Mas, é importante destacar que esses materiais devem ser definidos durante a realização do projeto arquitetônico.

Esse planejamento antecipado acaba proporcionando redução de custos com matéria prima, diminuição no desperdício de materiais e maior assertividade no cálculo dos insumos que serão utilizados durante a execução da obra.

E, antes de responder a pergunta vamos falar sobre a transmitância térmica que também é conhecida como condutividade térmica. Ela é utilizada para medir as variações de temperatura tanto dos ambientes internos e externos das edificações.

Essa é uma técnica que visa assegurar o conforto térmico das construções. O valor é calculado por W/m² ou W/m² ºC e depende da resistência térmica de cada elemento utilizado na superfície do edifício. Quanto mais baixo for o valor de transmitância térmica, maior a isolação do local.

Por esse motivo, antes de optar por qualquer um dos materiais que vamos descrever abaixo você deve consultar um profissional capacitado para analisar o seu projeto e orientar sobre o material mais adequado para atender a sua demanda e a as suas expectativas.

Agora vamos entender as diferenças entre os blocos de concreto e os tijolos cerâmicos. Acompanhe!

Infográfico 10 beneficios 1024x256 - Tijolos cerâmicos são ótimos isolantes de umidade para seu ambiente

Blocos de concreto

Os blocos de concreto levam em sua composição cimento, agregados e água. É um material que está ganhando espaço na construção civil, pois devido ao seu tamanho acaba proporcionando uma construção mais rápida.

Esse é um material que possui grande resistência, e consegue suportar todo o peso de uma construção eliminando a necessidade de vigas e pilares.

É ideal para construção de muros, galpões e prédios. Os blocos de concretos são amplamente utilizados na construção civil e podem oferecer benefícios como:

  • Redução no custo e no tempo da obra;
  • Redução do uso de materiais de revestimento;
  • Necessita de camadas mais finas de reboco;
  • Podem ser usados sem acabamento;
  • São resistentes ao fogo;
  • Exige menos utilização de mão de obra.

Uma das maiores desvantagens dos blocos de concreto é em relação ao desconforto termoacústico, comparado aos tijolos cerâmicos. Por esse motivo, ele é recomendado principalmente para ambientes que não exigem muita isolação de temperaturas e ruídos.

Construções utilizando os blocos de concreto também podem custar um pouco mais caras quando comparadas com outros materiais como madeira e tijolos cerâmicos.

Tijolos cerâmicos

Os tijolos cerâmicos são obtidos a partir da queima da argila vermelha ou comum. São materiais aproximadamente 40% mais leves que blocos de concreto, o que facilita no transporte e manuseio do material gerando maior produtividade dentro do canteiro de obras.

Os tijolos cerâmicos fabricados pela Cerâmica Lorenzetti possuem um acabamento bem feito, e são mais resistentes e todos padronizados. Mas todo cuidado é pouco na hora de manusear qualquer tipo de material de construção que envolva algum perigo de danificar a peça, dessa forma, cuidando para não haver o desperdício.

Uma curiosidade muito interessante, é que os tijolos cerâmicos são os mais antigos e muito utilizados na parte interna das construções.

Em comparação aos blocos de concreto, eles são mais baratos, e proporcionam uma melhor sensação acústica e grande isolamento térmico, tornando a sua construção mais agradável tanto no frio quanto no calor.

Eles são também uma opção mais sustentável, visto que apresentam menor emissão de CO2 durante todo o seu ciclo de vida. Dentre as desvantagens podemos destacar a sua menor resistência mecânica em relação ao concreto.

É importante destacar que ambos os materiais possuem vantagens e desvantagens. E, não existe uma resposta certa ou errada, afinal de contas a decisão de compra dependerá de algumas variáveis como por exemplo a região, o tipo de mão de obra que será contratada, o tipo de construção e também o valor do orçamento disponível.

Agora que você já sabe a diferenças dos materiais, confira essas dicas para levantar uma parede com tijolos cerâmicos.