Ao longo dos anos as questões ambientais tornaram-se uma preocupação crescente na nossa sociedade. E na busca de minimizar os impactos causados ao meio ambiente, a sustentabilidade na construção civil vem ganhando cada vez mais espaço na hora de começar uma obra.

Segundo o Conselho Internacional da Construção (CIB) esse é o segmento que mais consome recursos naturais e energia. Diante desse cenário, várias empresas estão buscando soluções de sustentabilidade na construção civil para reduzir e otimizar esse consumo.

A sustentabilidade na construção civil e suas vantagens

O conceito de sustentabilidade promove a exploração dos recursos naturais de forma responsável, diminuindo ao máximo os prejuízos causados ao planeta. As construções sustentáveis estão baseadas em um modelo de desenvolvimento que permite propor soluções a esse problema sem renunciar ao uso da tecnologia.

sustentabilidade na construção civil 1024x213 - Sustentabilidade na construção civil: entenda porque este conceito é tão importante

Um consumo consciente de matérias primas, o reaproveitamento correto dos resíduos e a minimização dos desperdícios são práticas de sustentabilidade na construção civil. E, quando aplicadas podem proporcionar uma série de vantagens para a sua empresa. Veja alguns dos benefícios:

  • Gestão ecológica da água;
  • Redução de gastos com iluminação e climatização do ambiente;
  • Redução do uso de matéria prima de alto impacto ambiental;
  • Otimização de processos e melhor aproveitamento dos recursos;
  • Redução de resíduos de construção;
  • Estruturas com maior resistência a deterioração;
  • Maior produtividade dos operários da construção civil;
  • Imóveis com ambientes mais confortáveis, agradáveis e atraentes;
  • Diminuição do custo de manutenção;
  • Maior valor de mercado ao empreendimento.

Como aplicar essas práticas sustentáveis em uma obra?

Trouxemos uma lista de práticas de sustentabilidade na construção civil que podem agregar ao seu empreendimento. Confira:

Construção modular

Esse modelo de construção reduz consideravelmente o desperdício de materiais e a formação de entulho dentro  do canteiro de obras. Além de se destacar pela rapidez na execução de um projeto e na economia de mão de obra, visto que as estruturas já chegam prontas ao local de instalação.

Fabricadas com medidas padronizadas, elas recebem tratamento termoacústico proporcionando temperaturas mais amenas ao ambiente e bloqueando a entrada de ruídos. O que melhora em termos de conforto para os moradores e acaba refletindo em economia na conta de energia elétrica.

Steel Frame 

O Steel Frame sem a utilização de tijolos e concreto esse sistema construtivo é formado por estruturas de perfis de aço galvanizado. Essa estrutura já chega pronta ao canteiro de obras permitindo maior ganho de agilidade na construção, redução de peso na estrutura, uma execução mais precisa, menor custo e melhor isolamento térmico e acústico.

Embora essa seja uma das opções de sustentabilidade na construção civil que oferecem melhor custo-benefício, ainda é pouco utilizada no Brasil. Pois, seu custo ainda é mais elevado quando comparado à uma construção de alvenaria.

Telhado verde

Sabe aquela camada verde instalada na lage de uma edificação? Ela é aplicada sobre uma base impermeabilizada de PVC e proporciona ambientes mais agradáveis. Além de, servir como isolamento térmico e acústico para os ambientes internos.

Embora esse sistema construtivo ainda seja muito  tímido no Brasil, o telhado verde tem como objetivo aumentar as áreas verdes das construções, melhorar o meio ambiente e diminuir a ilha de calor.

Ele pode ser instalado em lages ou telhados convencionais, e dependendo das características da lage onde está instalado é possível transformá-lo em uma área de lazer ou de captação da água da chuva.

Eficiência energética

Independente do tipo de construção, é importante planejar a sua eficiência energética. Uma das opções é a produção de energia solar que está cada vez mais acessível, e que se encaixa perfeitamente nos projetos de sustentabilidade na construção civil.

A eficiência energética da construção também pode ser obtida com o aproveitamento da iluminação natural explorando a instalação estratégica de janelas e portas. A utilização da ventilação natural também traz benefícios, pois deixa o ambiente mais arejado e acaba reduzindo o custo com ar condicionado ou ventiladores.

Tintas ecológicas

Feitas com matérias primas totalmente naturais, as tintas ecológicas são uma alternativa sustentável às tintas comuns. Elas possuem prazo de validade menor do que as tintas industrializadas, já que não utilizam qualquer composição química, e demoram um pouco mais para secar.

Essa nova geração de tintas ajuda a tornar a sua construção mais sustentável. Além de permitir a respiração das paredes pintadas, o que não acontece com as tintas convencionais, pois elas  acabam impermeabilizando toda a superfície pintada.

Vidro inteligente

O vidro inteligente é bastante similar ao vidro comum, porém com esse tipo de vidro é possível alterar a polarização elétrica dos seus componentes. Ele é conhecido pela gama de benefícios que pode proporcionar ao usuário que vai além da transparência.

Também conhecido como smart glass, o vidro inteligente é ligado à energia elétrica e suas películas podem deixar o visual opaco ou transparente. Esse controle da luminosidade traz maior conforto visual. Já é possível encontrá-lo de várias cores, e ele pode ser aplicado tanto em ambientes internos quanto externos.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre essas práticas sustentáveis? Você sabia que essas práticas sustentáveis também podem ser aplicadas na sua casa? Veja essas 8 dicas de como ter uma casa sustentável!

Infográfico 10 beneficios 1024x256 - Sustentabilidade na construção civil: entenda porque este conceito é tão importante