Na reforma e construção, a mão de obra é uma daquelas contratações que tem o potencial de fazer sua obra acontecer da forma esperada ou te dar muitos prejuízos. E isso tanto financeiramente quanto em tempo, qualidade do serviço e dores de cabeça.

Saber como contratar a mão de obra correta para o seu tipo de serviço, pensando em reforma e construção, se mostra de absoluta importância. Evitar gastos demasiados e o desperdício na construção civil deve ser sempre o seu objetivo, e na reforma você ainda conta com uma outra questão: o conforto da sua família.

Neste artigo, trazemos algumas dicas práticas para te ajudar a fazer uma contratação consciente da sua mão de obra para reforma e construção. Listamos as melhores práticas em tópicos, onde falamos um pouco mais sobre elas. Vamos começar?

1 – Procure recomendações específicas de reforma e construção

Procurar recomendações para a melhor mão de obra da sua reforma e construção é básico, não é? Porém, muita gente faz o processo de forma não eficiente, o que acaba por culminar em complicações no decorrer da obra.

Na hora de pesquisar, você deve procurar recomendações de profissionais que já trabalharam especificamente com o que você vai fazer. Aquela turma de pedreiros pode ter experiência construindo prédios, mas e uma casa? Será que eles conhecem técnicas para acelerar o processo e deixá-lo mais econômico?

Material construção - Reforma e construção: dicas para contratar mão de obra

Procure recomendações específicas de reforma e construção. A própria reforma é um pouco mais complicada, já que lida com ambientes específicos. Os profissionais podem ser ótimos em levantar paredes, mas e em passar encanamento?

2 – Entenda o prazo

Você vai ler em vários outros artigos pela internet que definir prazos é o que acaba com os problemas com os atrasos. Porém, um atraso, por definição, é o não cumprimento de um prazo. Ele já foi estipulado, só não foi respeitado. Mas por quê?

Basicamente, em reforma e construção, o prazo deve estar relacionado com o serviço. Se você não sabe quanto tempo em média aquele serviço vai demorar, é impossível estipular um prazo razoável. Qual é o remédio? Estudar!

Entenda o que vai ser feito e converse com vários profissionais. Pergunte sobre os prazos dele e tente tirar uma média, e siga-a para definir o seu prazo final com quem você for fechar. Porém, ainda há o risco de correr o mesmo risco: o prazo não foi respeitado. Como lidar com essa problemática?

3 – Conheça bem a reputação dos profissionais

Pesquisar pela melhor mão de obra não é só saber se o pedreiro ou a turma de empreita sabe realizar o serviço com qualidade. Na verdade, você também deve conhecer a reputação dos profissionais no que diz respeito aos prazos.

Procure por outros clientes que eles já atenderam e pergunte como funciona o trabalho. Um checklist rápido pode ser da seguinte maneira:

  • Foi entregue a tempo?

  • Os atrasos foram justificados?

  • Qual é a rotina de trabalho? É regular?

  • Houve diminuição no rendimento ao longo da construção?

  • Houveram desperdícios que atrapalharam o andamento da obra?

Com perguntas seguindo esse caminho, fica mais fácil entender o perfil dos profissionais que você coloca no trabalho de reforma e construção.

4 – Pergunte quais os materiais que eles costumam usar

Em muitos casos, principalmente em reforma e construção de casas, os próprios profissionais procuram os melhores orçamentos e fazem suas compras. Nesse caso, é importante saber as características dos materiais que eles gostam de trabalhar e se elas são as melhores possíveis.

infográfico 1024x219 - Reforma e construção: dicas para contratar mão de obra

Pense nos tijolos de cerâmica. Eles são mais confiáveis, econômicos e duráveis. Mas e se o pedreiro encarregado gostar mesmo de usar blocos de concreto? O que fazer? O seu profissional deve dar brecha para uma argumentação, e a sua preferência deve sempre ser respeitada. Não seguida cegamente, é claro, mas respeitada com a relevância que ela merece.

Isso garante um resultado final com mais qualidade, algo que o seu profissional deve oferecer não como bônus, mas como garantia.

E já que estamos falando de materiais para se colocar na obra, não podemos deixar de elaborar um pouco mais sobre os tijolos cerâmicos, que citamos ali em cima. Mas parece que estamos sem espaço pra continuar a conversa aqui mesmo, neste artigo.

Que tal passarmos para outro, onde citamos os principais benefícios do tijolo cerâmico para a obra?