A produtividade na construção civil é algo que todos os dias traz grandes preocupações a equipe gerencial. Principalmente quando ela é vista sob a ótica do desperdício, que atrapalha todos os envolvidos na obra.

Se por um lado a gestão acaba se complicando com gastos acima do esperado, por outro os próprios pedreiros podem ter atividades paralisadas por terem abusado de um recurso que deveria durar bem mais. O gargalo de desperdício está diretamente relacionado com a produtividade na construção civil. Quanto maior forem as perdas sem justificativa, menor será a produtividade.

A produtividade na construção civil precisa ser abordada com mais clareza. Quanto mais, melhor! E para que isso aconteça, é necessário um olhar mais presente sobre as perdas e desperdícios. Vamos falar um pouco mais sobre?

infográfico 1024x219 - Produtividade na construção civil: entenda como eliminar as perdas

De onde vem as perdas na construção civil?

Esse grande gargalo da produtividade na construção civil não aparece por acaso, não são acidentes. Na verdade, o desperdício é sistematizado e sintomático, aparecendo quando não há um controle sobre três partes distintas do canteiro de obras. São elas:

  • No controle do estoque e almoxarifado;

  • No controle dos processos de construção dos profissionais;

  • No planejamento de quando efetivamente realizar as compras.

É claro que a falta de produtividade na construção civil ocasionada pelas perdas e desperdícios possuem outras causas e motivos, mas ainda assim, esses três são os maiores vilões. É por causa deles que grande parte dos problemas acontecem, que são, como dissemos, meros sintomas.

O que o controle do estoque tem a ver com a produtividade na construção civil?

O controle de estoque é o primeiro passo para evitar perdas e desperdícios dentro do canteiro de obras. Primeiro porque esse é o espaço onde os materiais estão, e depois porque, quando não há como saber quem pegou o que, fica difícil identificar os focos de desperdício.

O controle de estoque está diretamente relacionado com a produtividade na construção civil. É por lá que as diretrizes da gestão vão passar, definindo uma quantidade máxima de saída de determinado material de acordo com a meta de produção diária.

Se menos está sendo gasto, ou a eficiência está ótima ou a produtividade está baixa. Se mais está sendo gasto, ou a produtividade está excelente ou o desperdício está alto. Isso não é nenhum mistério ou segredo de gestão, apenas interpretação dos fatos!

E isso sem contar com um dos maiores fatores: o  acondicionamento de produtos, que é um problema ainda maior quando não realizado com eficácia. Ele é a causa de grande parte de perdas, e pode ser facilmente evitado com uma boa gestão de estoque.

Como ter um bom controle de estoque para auxiliar a produtividade?

Como o pedreiro constrói?

Essa parte também é bem importante para a aumentar a produtividade na construção civil e evitar perdas.

Todo profissional nessa área possui alguns maneirismos específicos na hora de construir. Talvez ele use um traço de concreto com mais cal do que é necessário, talvez a forma dele chapiscar deixa concreto demais perdido no chão, quem sabe?

De qualquer forma, a maneira de construção não deve ser aquela que casa melhor com algum pedreiro em particular. Muito pelo contrário: ela deve ser definida pelo mestre de obras e sempre fiscalizada.

acompanhamento eficaz da obra 1024x256 - Produtividade na construção civil: entenda como eliminar as perdas

Mas isso não quer dizer que para aumentar a produtividade na construção civil e diminuir desperdícios você não deva ouvir seus profissionais. Pelo contrário: o ideal é aprender com eles e padronizar a maneira de construir, não ignorá-los!

Como planejar as compras buscando eliminar as perdas?

Existe a hora certa de comprar certos tipos de materiais. Se você lota o seu armazém de tijolos cerâmicos e cimento bem na época das chuvas, o prognóstico não é lá dos melhores.

O tempo certo das compras influencia diretamente no aproveitamento dos seus materiais. E nem é só uma questão do clima ideal para fazer certos tipos de compra. Dependendo do que for, só o armazenamento em si já causa problemas com desperdício, o que influencia na produtividade da construção civil.

Olha só essa situação: você precisa de telhas cerâmicas para sua construção. Se comprar junto com os tijolos, elas vão ficar paradas por meses esperando ser colocadas. Você confia que, no meio do tumulto de um canteiro de obras, nada irá acontecer com elas?

Pode ser que não, mas ainda assim é difícil de garantir. É por isso que um bom trabalho de planejamento de compras é ideal para aumentar a produtividade na construção civil e reduzir as perdas no canteiro.

Esses são apenas 3 aspectos que impactam diretamente no desperdício, de onde eles normalmente vem. Existem ainda outras situações específicas para cada realidade, mas se você começar por esses três pontos, vai reduzir e muito seu desperdício.

Para os seus pedreiros, o melhor a fazer é se educar. Mostre para eles esse próximo artigo, sobre como melhorar a produtividade na construção civil!