Se você é empreendedor e deseja que a sua construtora cresça com sucesso, é importante saber por onde começar.

Técnicas de planejamento, organização de processos, estratégias de marketing, adoção de novas tecnologias e investimentos são itens indispensáveis para manter uma base sólida que faça o seu negócio crescer.

Mas, para que esse processo aconteça a empresa precisa estar disposta a mudar o contexto que ela está inserida, e promover mudanças.

Nós trouxemos cinco dicas simples e valiosas que se aplicadas corretamente podem gerar um grande diferencial competitivo para sua construtora. Acompanhe:

Como fazer sua loja de materiais de construção vender mais - Baixe nosso e-book exclusivo

1. Planeje suas ações

Esse é o primeiro passo para que a sua construtora cresça com sucesso. Mas, não existe uma fórmula mágica, o  empreendedor deve planejar com atenção e cuidado as suas ações atuais e futuras para conseguir alcançar seu objetivo.

O planejamento é essencial para conseguir os melhores resultados. Mas, para ser realmente efetivo, é preciso organizar as ideias e responder algumas questões como:

  • Qual a situação da minha construtora hoje?
  • Qual o potencial de crescimento que ela tem?
  • Qual objetivo desejo alcançar com o meu negócio?
  • Quais são os diferenciais que minha empresa oferece ao mercado?
  • Tenho como investir para alcançar esses objetivos?

Esse exercício irá te ajudar a levantar as informações necessárias para elaboração de um plano de ação focado no objetivo a ser alcançado.

2. Otimize seus processos 

Para se manter competitiva, sua construtora precisa definir e otimizar processos. Otimizar processos é um assunto primordial para quem tem como objetivo reduzir gastos ou desperdício de recursos e esforços.

Nós sabemos que todas as funções dentro de uma empresa são interligadas. Portanto, o ideal é conversar com o seu time e listar as tarefas que são executadas. Um processo detalhado possibilita enxergar de maneira mais fácil os pontos que deverão ser melhorados.

Todo esse mapeamento de atividades também refletem de forma direta na contratação de novos colaboradores. Dessa forma, a empresa consegue definir antecipadamente quais são as competências necessárias para o desenvolvimento de cada uma das funções, otimizando assim o processo seletivo para futuras contratações.

3. Invista na sua construtora

Sem investimentos a sua construtora dificilmente irá crescer. E, não se trata apenas de investimento financeiro. Como na construção civil os prazos são decisivos para o bom desempenho de uma obra, investir em tecnologia, treinamentos e softwares especializados podem te ajudar a se diferenciar no mercado.

A tecnologia aplicada à construção civil transforma a forma como você gerencia seu negócio. Atualmente estão disponíveis inúmeros aplicativos e ferramentas online que são usados para auxiliar no planejamento, na redução de custos e no gerenciamento e aprimoramento das inúmeras etapas de um processo construtivo.

Investir na capacitação dos seus colaboradores também é uma ação que proporciona ganhos para ambas as partes. Quando a equipe está motivada, a rotatividade diminui e a qualidade dos produtos e serviços oferecidos tendem a aumentar. O colaborador também adquire mais conhecimentos, o que aumenta as chances de crescimento dele dentro da construtora.

4. Invista em marketing 

De forma geral o objetivo do marketing é conectar clientes e suas necessidades com as empresas e as soluções que elas oferecem. Na prática é necessário pensar e desenvolver ações que promovam sua marca no mercado, atraia mais clientes e conquiste a confiança e lealdades deles.

Invista em marketing para sua construtora

Veja algumas ações de marketing digital que, se bem estruturadas, ajudaram a sua marca a construir credibilidade no seu segmento de atuação:

  • Ter um site atrativo e relevante;
  • Conhecer seu público-alvo e oferecer a ele um conteúdo de qualidade;
  • Ter e manter presença nas redes sociais.

As estratégias offline também são muitos importantes. Portanto, fique atento a possíveis parcerias e não fique de fora de eventos, feiras e workshops do seu segmento. Eles são essenciais para fortalecer e ampliar seu networking, além de te deixar por dentro das tendências de mercado.

5. Invista em equipamentos e materiais

Por último e não menos importante, invista em equipamentos e materiais de qualidade. Esse é um investimento que traz vantagens financeiras e econômicas para a sua construtora. Os equipamentos proporcionam uma movimentação mais rápida e segura de cargas e trabalhadores dentro do canteiro de obras resultando em maior produtividade.

No mercado há também uma enorme variedade de soluções para movimentação de insumos e pessoas. As opções encontradas abrangem desde um simples andaime até plataformas aéreas e gruas que conseguem movimentar grandes capacidades de cargas.

Os materiais e insumos também merecem atenção, afinal de contas eles interferem diretamente no resultado da obra. E, para que a qualidade na construção seja alcançada é necessário adquirir produtos que sejam referência no mercado. A Cerâmica Lorenzetti, por exemplo, é especializada na fabricação de tijolos cerâmicos garantindo um padrão qualidade e inovação para a sua obra.

Se você gostou dessas dicas, e quer saber um pouco mais como aumentar a produtividade na construção civil e eliminar as perdas. Acesse o próximo artigo.

Baixe nosso infográfico exclusivo e saiba as 10 razões para escolher o tijolo cerâmico Lorenzetti