Materiais para construção não tem muito mistério. Ou é isso o que muita gente acha. É só chegar no balcão, pedir o que você quer e pronto, deu certo, não é? Bom, talvez não seja só isso. Para fazer uma compra eficiente, você precisa ficar atento a alguns sinais para não acabar com um produto de má qualidade ou danificado.

E isso acontece com mais frequência do que você pode imaginar. Ao comprar materiais para construção, é comum que pessoas mais inexperientes acabem não percebendo que os itens possuem alguns problemas. Mesmo sem ver os produtos é possível fazer uma verificação sobre a sua qualidade através de informações básicas como por quanto tempo ele está guardado, como é a estrutura do fornecedor, etc.

Neste artigo, vamos resolver essa situação de uma vez por todas com muita facilidade. Vamos com a gente saber um pouco mais?

Baixe gratuitamente nosso Guia para começar do zero o planejamento de obras

Não compre ponta de estoque

Especialmente se estamos falando de materiais mais frágeis, como pisos de cerâmica, por exemplo. Materiais que quebram fácil e que ficam guardados por muito tempo podem ter sofrido quebras ao longo da sua estadia no estoque, algo perfeitamente natural.

Alguém vai pegar um outro pacote ao lado e deixa cair. A variação de temperatura fez a peça rachar. Talvez entrou água. Tudo é possível.

Além de materiais mais frágeis por natureza, como o exemplo citado, até outros que já vem embalados da indústria, como argamassa, cimento, dentre outros, é melhor evitar. Se eles são ponta de estoque, pode ser que não foram acondicionados corretamente e apresentam problemas na usabilidade. Além disso, podem estar vencidos ou até próximos da validade.

Um ou outro é fácil de perceber, mas e se você está comprando materiais para construção em quantidade? Vai comprar confiando na palavra do vendedor? Deixe esse desconto de ponta de estoque pra lá e vá com o garantido.

Compre de marcas tradicionais

A Cerâmica Lorenzetti atua no mercado há mais de 30 anos. É muita história, e é exatamente por isso que você sabe que os tijolos cerâmicos que fabricamos são os melhores possíveis.

Comprar “do mais barato” tem suas vantagens, mas nenhuma delas se compara com a garantia de estar gastando bem o seu dinheiro que empresas tradicionais oferecem.

Apostar no novo pode ser uma boa ideia quando você vai fazer compras menores. É assim, inclusive, que funciona o processo de familiarização com uma marca. Mas ao mesmo tempo, não vale a pena dar esse salto de fé quando você está comprando tijolos ao milheiro, ou sacos de cimento às dezenas. Comece devagar: se for comprar materiais para construção de uma marca nova, compre pouco e faça o teste. Passou? Então a marca está apta para ser considerada.

Compre os materiais para construção que se encaixam na obra

Mais uma vez usamos como exemplo os tijolos cerâmicos. Eles são da linha vedação e mais versáteis do mercado, e exatamente por isso os mais populares. Eles se encaixam em praticamente qualquer situação, desde a alvenaria vedação até a construção de piscinas.

Mas materiais assim não são comuns. Muito pelo contrário. Se você vai chapiscar um muro, vai usar um tipo de argamassa, mas se vai assentar tijolos, outro. Não adianta “cortar caminho” e economizar fazendo uma mistura ou algo do tipo para economizar: seu projeto precisa ter os materiais para construção certos, caso contrário, não irão vingar.

Inspecione antes

Comprar no escuro até funciona em alguns casos. Em outros, só é possível comprar assim. Você está precisando concretar uma laje, e então faz o pedido: não vai até a fábrica para inspecionar o processo inteiro de preparo da sua leva, vai? Provavelmente não. Mas é interessante conhecer a estrutura antes de fechar o negócio.

materiais para construção

Agora, quando você está comprando em quantidades menores, como os materiais de construção vendidos no varejo, é seu dever conferir a leva dos materiais para saber há quanto tempo eles estão guardados e qual é o seu aspecto.

A areia úmida pode te dar muitos problemas. Cimento em grandes pilhas no estoque também. Se ele estiver armazenado há muito tempo, pode pedrar. Os tijolos cerâmicos, tão versáteis e recomendados, perdem completamente sua rigidez e resistência quando em contato com a água por muito tempo.

Não deixar para a sorte. Inspecione seus materiais para construção antes de comprar!

O que achou dessas dicas? Coloque-as em prática na próxima vez que for comprar e perceba o quanto seu processo vai ficar mais simples e assertivo. Materiais para construção são coisa séria, pois representam um investimento alto e podem causar sérios danos na estrutura quando não forem de qualidade.

E já que nos citamos tanto os tijolos cerâmicos, podemos continuar nossa conversa com os motivos de escolher esse tipo de material para construção? Vamos para o próximo artigo!