Muita gente pensa que ter uma casa sustentável é caro demais ou muito trabalhoso. A verdade não é bem por aí.

Por mais que alguns recursos de sustentabilidade realmente sejam um pouco mais caros, alguns pequenos ajustes e poucos materiais já são o suficiente para te ajudar a ter uma casa sustentável.

Neste artigo, separamos 8 dicas infalíveis para você ter uma casa sustentável com poucos ajustes a sua rotina e sem gastar demais.

Vamos lá?

1 – Produtos de limpeza alternativos

Os produtos de limpeza podem ser grandes vilões na sustentabilidade da casa. Primeiro porque eles são industrializados, depois porque são perigosos: animais de estimação e crianças podem ingeri-los e ter problemas de saúde.

Ao invés de usar esses produtos agressivos, considere opções naturais, como o bicarbonato de sódio, o vinagre e o limão. Misture-os em uma receita, coloque alguma essência natural para uma aroma mais agradável pronto: você tem um produto sem químicos agressivos para a casa sustentável.

2 – Casa sustentável, janela aberta

Deixe as janelas abertas para que o vento circule pela casa e a resfrie, evitando o uso constante do ar condicionado.

Casa sustentável janela aberta - 8 dicas de como ter uma casa sustentável

Isso contribui para que a sua casa seja sustentável e gaste menos energia elétrica durante o mês. Só fique de olho nas chuvas para não molhar seus móveis.

3 – Iluminação natural

Não deixe móveis atrapalhando a entrada de luz na sua casa e nem feche as cortinas dos ambientes onde você não está: deixe a luz entrar e desligue as lâmpadas.

Com ajustes simples na posição dos móveis, é possível criar ambientes que refletem a luz para todos os outros, o que torna a casa sustentável por não gastar demais em iluminação.

4 – Tenha plantas dentro de casa

Casa sustentável pede plantas em casa. Elas ajudam a renovar o ar, fazem um ótimo controle de temperatura e umidade e são grandes elementos para o seu design de interiores.

Tenha plantas dentro de casa - 8 dicas de como ter uma casa sustentável

Plantas caem bem de todos os jeitos: sejam pequenas em vasos pela casa, cactos. Até árvores podem crescer dentro da sua casa sustentável se você a deixa perto do sol e cuida dela regularmente!

5 – Use restos orgânicos como adubo

Cascas de ovos, frutas, vegetais e outros restos orgânicos vão deixar suas plantas cheias de vida e enormes.

Aposte em uma composteira se você tem muitas plantas e precisa de adubo constante ou bata tudo no liquidificador e coloque junto com a terra nos vasos. Sua casa sustentável vai aprovar o resultado.

6 – Faça a coleta seletiva

Separe o seu lixo! Para a sua casa sustentável, juntar todo o lixo em um saco e jogá-lo para os coletores não é a melhor ideia.

Coloque plásticos, metais, vidros, papéis e lixo orgânico em sacos separados e conheça mais sobre a coleta seletiva no seu bairro.

Mesmo que não haja um sistema padronizado em vigência, você pode separar mesmo assim: normalmente, as grandes metrópoles possuem centros de separação que mandam os recicláveis para outros centros, que efetivamente os reutilizam.

7 – Reaproveite a água

A água da sua casa pode ser reaproveitada para muitas funcionalidades. Sem você precisar gastar demais, muito pode ser economizado.

Reaproveite a água - 8 dicas de como ter uma casa sustentável

É claro que você não irá usar a água reutilizada para contato humano, mas é sempre bom ter um estoque para regar o jardim, dar descarga e outros usos. Com isso, muita água é economizada e você fica mais próximo de ter uma casa sustentável.

8 – Desligue a torneira

O lema da casa sustentável é bem simples: se a água não está lavando nada, desligue a torneira.

Isso se aplica para vários usos, desde o banho até lavar a louça. Toda a água que você deixa escorrendo  vai acumulando sua cota de desperdício e chega a valores bem grandes no final do mês.

Então, quando for lavar a cabeça, feche a torneira. Quando for secar a louça, também. Quando estiver escovando os dentes, a mesma coisa. Quanto mais água você economizar, mais próximo estará de uma casa sustentável.

E aí, o que achou das nossas dicas? Sabe o que pode te ajudar bastante também? Isolamento térmico. Confira neste artigo que escrevemos para o blog algumas dicas para te guiar na construção!

infográfico - 8 dicas de como ter uma casa sustentável