Pedreiros iniciantes muitas vezes se encontram com vários obstáculos para o desenvolvimento do seu negócio. Outros mais reconhecidos estão trabalhando pesado e conquistando clientes, empresas oferecem o mesmo serviço, turmas de empreita pegam um pessoal mais qualificado, etc.

Isso vai colocar os pedreiros iniciantes em uma posição onde é necessário sempre melhorar para ter os melhores resultados sempre, o que se reflete em novos clientes e mais dinheiro. O difícil muitas vezes é conseguir acesso a essas dicas, não é? Os profissionais mais experientes podem até dividir seu conhecimento com os pedreiros iniciantes, mas não o tempo todo e na hora que eles quiserem.

O blog da Lorezetti é quem cumpre esse papel. Dicas para pedreiros iniciantes de graça e bem do jeito que você precisa: direto ao ponto. Neste artigo, a gente vai enumerar 5 dicas espertas que vão te ajudar a ter mais aproveitamento na obra. E aí, vamos começar?

1 – Conquistar clientes é parte do seu trabalho

O trabalho dos pedreiros iniciantes não é só começar a construção e entregá-la do jeito que o cliente queria. E falando em cliente, muitas vezes você vai estar dentro da casa dele, fazendo uma reforma enquanto a família está por perto. E aí? Será que só entregar é o ideal?

Infográfico 10 beneficios 1024x256 - 4 dicas para pedreiros iniciantes melhorarem sua produtividade na obra

A conquista dos clientes perpassa várias atitudes dentro da obra. Os pedreiros iniciantes não precisam mentir sobre a sua experiência, mas acima de tudo precisam ter profissionalismo. Fazer direito, tudo muito bem feito, com educação e dentro do prazo é o primeiro passo, mas olha só como trabalhar bem e garantir que os clientes vão continuar chegando pelas indicações:

  • Tenha um horário definido e sempre o respeite;

  • Auxilie o proprietário com o que for possível: você entende mais de obra do que ele;

  • Seja transparente: mostre seus prazos e discuta-os.

  • Procure maneiras de fazer o serviço ficar mais rápido e melhor;

  • Tenha sempre as melhores ferramentas para o serviço;

Dentre muitas outras atitudes que fazem os pedreiros iniciantes transmitirem firmeza, segurança no que fazem. É assim que você vai fechar novos contratos! E falando em ferramentas…

2 – Pedreiros iniciantes devem ter as melhores ferramentas

Sabe por que? Porque os experientes vão ter, e você precisa pelo menos estar no mesmo patamar que eles pra conseguir competir.

E o melhor: se você investe nas melhores ferramentas, tirando um dinheirinho de um contrato aqui e outro ali, vai conseguir ter equipamentos até melhores do que os outros profissionais, o que te coloca em uma posição superior. Mas que ferramentas são essas?

  • Para assentamento de pisos: Makita, Serra Mármore, martelo de borracha, desempenadeira, fugapiso, kit nivelador de piso (com pochete pra impressionar), nível.

  • Para ferragem e amarração: Segueta, espaçador, torquês, amarrador, alicate comum, alicate de bico, kit de solda;

  • Para assentamento de tijolos: Colher de pedreiro, vassourão, gabarito aplicador, lata com medida, alinhador;

  • Para carpintaria e demolição de paredes: serrote, martelo, pregos, trena, nível, furadeira, parafusadeira, kit de ferramentas.

  • EPIs: Capacete, óculos, máscara, luvas, botas ponta de aço, camisa de manga comprida, calça resistente.

Muito disso você já deve até ter. As ferramentas do pedreiro iniciante são parte da propaganda que ele faz, porque já consegue começar a obra impressionando os clientes.

Mas e se você não gostar de ser autônomo e preferir buscar uma obra pra trabalhar?

3 – Pedreiros iniciantes que vão trabalhar em construtoras: faça sucesso!

Uma construtora é como qualquer outra empresa. Você tem suas responsabilidades bem definidas, uma hierarquia a seguir e um caminho próspero se produz muito.

Normalmente, os pedreiros iniciantes nas grandes construtoras entram como meio-oficiais, recebendo um pouco mais do que os serventes para fazer serviços pontuais ou integrar uma equipe de construção.

Pedreiros iniciantes Construturoras 1024x256 - 4 dicas para pedreiros iniciantes melhorarem sua produtividade na obra

Conforme você vai mostrando suas habilidades e sua capacidade de seguir ordens e trabalhar em equipe, as coisas vão mudando. Você passa a pedreiro oficial e logo tem sua própria equipe para comandar. A chave para que isso aconteça, porém, é se destacando.

Mostre tudo o que você sabe e procure sempre o mestre de obras para dar sugestões ou pedir ajuda. Faça-se presente, deixe que as pessoas te notem. O pessoal está com dúvidas sobre alvenaria estrutural? Explique o que você sabe! Quanto mais seu nome for escutado pelo canteiro, mais chances você tem de evoluir e deixar de vez a vida de pedreiro iniciante pra trás!

4 – Tenha as melhores recomendações na ponta da língua

O que os pedreiros iniciantes vão encontrar em contratos individuais, muitas vezes, é a necessidade de oferecer produtos para os clientes e até mesmo comprá-los. Em muitos casos, os proprietários não fazem a menor ideia do que precisam comprar, e mesmo se souberem, eles vão sempre buscar o mais barato.

É aí onde você entra em cena. Os pedreiros iniciantes devem saber qual é o melhor material para aquele tipo de obra. Quais as vantagens dos tijolos cerâmicos? Por que usar esse tipo de cimento Portland? Qual a diferença entre essa massa corrida e a outra?

Tudo isso acaba ficando na mão dos pedreiros iniciantes em muitas ocasiões. Conheça as marcas, os produtos e o custo benefício. Assim, na hora que o seu cliente te perguntar qualquer coisa, a resposta está ali, na ponta da língua.

Pedreiros iniciantes podem ter dificuldades para começar a encontrar contratos e a trabalhar bem. Bom, isso é facilmente remediável. É só aprender sempre. Não se esqueça que o Blog da Lorenzetti está aqui pra te ajudar, beleza?

E falando nisso, vamos aprender mais sobre o que a gente mais sabe: tijolos cerâmicos. Pronto para conhecer algumas técnicas que vão um pouco além da construção em si? Você nem imagina o que o bloco estrutural de cerâmica pode fazer. Vamos pro próximo artigo!

E book Como fazer sua loja de materiais de construção vender mais 1024x256 - 4 dicas para pedreiros iniciantes melhorarem sua produtividade na obra